X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Greve dos metroviários é suspensa por 48 horas no Recife

Em assembleia realizada no início da noite desta segunda, os metroviários decidiram acatar sugestão do MPT e suspendem a greve para avaliar propostas


Imagem ilustrativa da imagem Greve dos metroviários é suspensa por 48 horas no Recife
|  Foto: Divulgação / Tempus Comunicação

Os metroviários do Recife e Região Metropolitana decidiram, em assembleia realizada no início da noite desta segunda-feira (7), suspender a paralisação da categoria por 48 horas, como sugerido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A decisão foi tomada após nova reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho. Com o acordo, o metrô volta a funcionar normalmente até, pelo menos, a próxima quarta-feira (9), quando será realizada uma nova rodada de negociação, às 14h.

A paralisação dos funcionários do Metrô completou cinco dias nesta segunda-feira. Segundo o diretoria do Sindmetro-PE, na reunião do TRT ficou constatada várias falhas na condução do processo de negociação por parte da empresa, entre elas assinatura da ata do dia 19 de junho sem a anuência do Serviço Social do Transporte (Sest).

De acordo com o presidente do sindicato,  Luiz Soares, as falhas na condução do processo de negociações comprovam a incapacidade da CBTU de conduzir as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Ainda segundo Soares, o TRT intimou a empresa a notificar os outros sindicatos da base para participarem da nova rodada de negociação que acontecerá na próxima quarta-feira.

De acordo com a procuradora do trabalho Ana Carolina Lima, essa pausa na paralisação será suficiente para que as propostas postas à mesa na audiência da última sexta-feira sejam avaliadas. 

As demandas da categoria incluem a busca por um reajuste no piso salarial, a garantia de estabilidade no emprego e a realocação dos funcionários em caso de privatização do Metrô do Recife. Todos esses aspectos estão previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: