X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024

Espetáculo da Paixão, shows nacionais e Vila da Páscoa marcam a programação


Imagem ilustrativa da imagem Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024
Durante evento Tardes no Polo, atores do Espetáculo da Paixão fizeram uma rápida apresentação para a imprensa e visitantes. |  Foto: Nilson Silva//Prefeitura de Gravatá

O anúncio da programação da Semana Santa do município de Gravatá, localizado apenas a 84 quilômetros do Recife, no Agreste do estado, foi antecipado. O roteiro preparado pela cidade, conhecida como Suíça pernambucana, começa no dia 23 de março e segue até o dia 31.

A divulgação antecipada fortalece o município como roteiro religioso e festivo da Páscoa, reforçando a região agrestina como um dos principais destinos nacionais para a Semana Santa, celebrada em 2024 pelos cristãos na segunda quinzena de março.

Entre as principais atrações previstas, há grandes nomes da música nacional, como Jorge Aragão, Wallas Arrais e Ávine Vinny. No tocante às atrações locais, o destaque será para o coletivo Elas de Gravatá, que reúne sete cantoras locais.

O calendário de shows se inicia no Sábado de Aleluia, após a Sexta-feira da Paixão, em respeito às tradições cristãs da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024
A semelhança de atores com personagens da época espanta os visitantes |  Foto: Nilson Silva//Prefeitura de Gravatá

O lançamento da programação ocorreu por volta das 21h deste sábado (24), no final de uma breve apresentação do Espetáculo da Paixão, realizada durante o Tardes no Polo, que levou milhares de pessoas ao Polo Moveleiro.

A Semana Santa em Gravatá começará num domingo (23) de março, com o  Tardes no Polo, e terá duração de uma semana. Neste período, haverá edição especial do Tardes no Polo com o tema da Páscoa, espetáculo ao ar livre, shows, Vila da Páscoa e eventos religiosos que prometem reforçar a alta temporada do turismo na cidade.

A temperatura amena, uma marca de Gravatá, que fica numa região serrana, é um diferencial, em meio ao escaldante verão brasileiro.

O prefeito, conhecido como padre Joselito (PSB), não pôde participar do anúncio, porque estava com suspeita de Chikungunya. Mas ele enviou uma mensagem aos moradores, turistas e visitantes.

Vamos promover um dos melhores e maiores eventos dos últimos tempos. Teremos dez dias de programação intensa, para encantar as famílias e agradar os mais diversos públicos, com atrações de qualidade, pautados no compromisso social e valorizando a simbologia do período pascal. Que as celebrações sejam inesquecíveis e contribuam também para o fortalecimento da nossa cultura e da nossa economia Padre Joselito, Prefeito de Gravatá

O Espetáculo da Paixão

O Espetáculo da Paixão, realizado em Gravatá, está entre os cinco melhores do Estado. A encenação foi montada pelo Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste (Icetag), além dos shows no Pátio de Eventos no Centro da cidade.

O grupo que realiza o Espetáculo da Paixão adota recursos tecnológicos e inovações tanto nos ambientes quanto nos diálogos e quadros que auxiliam na narrativa da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A 41ª edição terá uma duração de 1 hora e 40 minutos, contando com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo artistas, figurantes e profissionais técnicos.

Apoiada pela Prefeitura de Gravatá, a encenação ao ar livre tem direção de Alyce Alves, Ana Kelly Alves e Antônio Santos e será apresentada de 28 a 30 de março, sempre às 20h30, também no Pátio de Eventos, onde serão montados cinco grandes cenários reportando aos primeiros anos do cristianismo.

O espetáculo é aberto ao público e a expectativa é que mais de 15 mil pessoas prestigiem a temporada.

Vila da Páscoa

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Marllon Lima, antecipou outras atividades da Semana Santa no município.

A abertura dos festejos acontece já no dia 23 de março, com uma edição do Tardes no Polo, que ganha uma programação especial com o tema da estação. Haverá exposição de ovos de Páscoa, vinho e três mini palcos. Também teremos atrações no Mercado Cultural, os grandes shows no Sábado de Aleluia, a brinquedoteca itinerante com atividades lúdicas para a criançada e o Espaço Brincar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá
Imagem ilustrativa da imagem Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024
Roteiro da Semana Santa foi divulgado durante a edição do Tardes no Polo, cujo tema foi Revivendo o Carnaval |  Foto: Nilson Silva//Prefeitura de Gravatá

De acordo com o secretário, a Vila da Páscoa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude será uma surpresa para os moradores e visitantes.

O espaço será instalado na Avenida Joaquim Didier, que já recebeu a Vila Natalina. Os shows maiores serão realizados entre o Sábado de Aleluia e o Domingo da Ressurreição.

A Vila de Páscoa exibirá as Casas de Empreendedorismo, que reúne usuárias dos Centros de Referência em Assistência Social. Elas se destacaram em cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura e daremos a oportunidade de comercializarem seus produtos inspirados no período da Páscoa, levando à busca pela autonomia e o empoderando e garantindo renda para as participantes Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude

Depois de passar a Serra das Russas

Neste final de semana, jornalistas foram convidados pela Prefeitura de Gravatá para percorrer o evento Tardes no Polo, que estimula a economia municipal, e um roteiro gastronômico.

O circuito começou assim que o ônibus atravessou a Serra das Russas. Pela manhã, a equipe conheceu o Restaurante Rainha da Pamonha, que tem uma proposta semelhante com o Café Colonial de Gramado, onde a comida é farta, com doces, salgados e comidas de milho à vontade, com direito a “bis”.

Todo o ambiente é decorado com carinho, com objetos lembram nossos antepassados, e o som ambiente é de “música caipira”, que usa viola caipira, violão, sanfona e percussão simples.

Em Gravatá, a primeira parada foi na Estação, onde tem o Vagão Museu, com exposições que sempre mudam. No local, é possível comprar artesanato, roupas, bijuterias e a famosa “bonequinhas da Sorte”, patrimônio cultural produzido no município e exportado por Amsterdã.

Imagem ilustrativa da imagem Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024
O Restaurante Casa de Mira, no Distrito Mandacarú, é uma descoberta maravilhosa na gastronomia de Gravatá |  Foto: Nilson Silva//Prefeitura de Gravatá

Os jornalistas foram levados ao Distrito Mandacarú. No local, é possível conhecer uma antiga Igreja onde também se realizam os festejos juninos.

No local, a melhor pedida é o Restaurante Casa de Mira, onde os visitantes podem apreciar uma culinária ancestral e os pratos principais são feitos à lenha, com destaque para a costela de porco. Imperdível.

Imagem ilustrativa da imagem Gravatá: fé, tradição e festa na Semana Santa de 2024
No distrito Mandacarú, em Gravatá, realiza-se apresentações de pastoril e festa tradicional de São João. |  Foto: Divulgação

No finalzinho da tarde, a imprensa visitou à Casa Mendez, um espaço para cafeteria, restaurante, café e bar, com uma vasta carta de vinhos para os que gostam. O espaço é mais agradável a partir do final da tarde.

Depois, participou do Tardes no Polo, onde presenciou apresentações com passistas de frevo, desfile de carro alegórico, blocos carnavalescos, maracatu Sol Brilhante e orquestras de frevo. Havia três palcos musicais, kombiteca itinerante, recreação infantil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: