Grande Recife sofre com alagamentos, deslizamento e paralisação do metrô
Moradores de cidades como Recife, Camaragibe, Olinda e Jabotão têm dia de transtornos por conta das chuvas
Escute essa reportagem
O Recife voltou a ser castigado com as fortes chuvas nesta madrugada e nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (14).O
Por isso, a Prefeitura do Recife emitiu novo alerta para a população, destacando os riscos de alagamentos e transtornos na cidade.
Só para se ter uma ideia, em apenas seis horas, o pluviômetro de Nova Descoberta registrou 66,5 mm de incidentes, o que representa 73% da média histórica para todo o mês de janeiro, que é de 89,9 mm.
Já o aumento de chuvas em 48 horas já chega a quase 160 mm em algumas regiões da capital, causando preocupação entre as autoridades e a população.
O pico da maré foi registrado às 4h14 desta terça-feira (14), com um nível de 2,18 metros, o que agrava os riscos de alagamentos em áreas já vulneráveis.
Por conta disso, ruas e avenidas ficaram alagadas em vários pontos da capital e da Região Metropolitana.
Segundo informações apuradas pelo repórter Marwyn Barbosa, da TV Tribuna PE, na Avenida Perimetral, em Olinda, parte da pista ficou alagada, e os motoristas foram obrigados a dividir apenas um sentido da pista, já castigado, deixando o trânsito bastante complicado.
Ainda segundo Marwyn, que persistiu e cruzou a ponte que liga os bairros de Peixinhos, em Olinda, e Cajueiro, no Recife, deparou-se com um “verdadeiro rio” na Avenida Cidade Monteiro. Um verdadeiro caos.
Já na esquina da Avenida Norte com a subida para o Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, o teto de uma oficina desabou, enquanto o bairro das Graças e adjacências sofreu com apagões.
PANE NO METRÔ
Para completar a manhã de caos, o ramal Camaragibe da linha Centro do Metrô do Recife parou, causando transtornos para quem depende do transporte público para ir ao trabalho. Passageiros tiveram que descer do veículo e ir andando pelos trilhos.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o motivo da paralisação foi um problema na energização da subestação Rodoviária, que pode ter sido ocasionado por um raio ou outro evento.
A CBTU informou que uma equipe de manutenção foi acionada e já está tentando resolver a situação. Ainda não há previsão para a retomada da operação no ramal, mas a CBTU garantiu que divulgará novas atualizações assim que possível.
Mais cedo, por volta das 5h40, o ramal Jaboatão da Linha Centro também acredita devido ao avanço das águas fluviais sobre os trilhos no trecho entre Cavaleiro e Coqueiral. Com o recuo das águas, a circulação dos trens foi retomada às 6h20.
DESLIZAMENTO DE BARREIRA
Uma barreira deslizou, na Rua da Mata, em Sapucaia, Olinda, no Grande Recife, e arrastou um muro de contenção de forma improvisada e atingiu um quarto de uma casa. Por sorte, um homem teve apenas ferimentos leves.
Técnicos da Defesa Civil de Olinda estiveram no local e interditaram duas casas, por risco de desmoronamento.
Eles também informaram que lonas plásticas seriam colocadas na barreira.
Ainda segundo informações do repórter Marwyn Barbosa, em 2021, a Defesa Civil chegou a notificar os moradores sobre os riscos, mas nada foi feito.
MORTES EM PERNAMBUCO
Devido às fortes chuvas que vêm castigando o estado, duas pessoas morreram no último final de semana. Os dois casos ocorreram no Agreste.
O primeiro foi em São Bento do Una. Nadiel Francisco tentou atravessar uma ponte, próximo à localidade do Povoado Jurubeba, mas teve seu veículo arrastado pela força das águas e faleceu.
A outra morte foi do agricultor José Adilson da Silva, em Belo Jardim, também na madrugada de sábado. Sua casa, na localidade de Lagoa da Chave, não resistiu à tempestade e aos fortes ventos e desabou sobre o senhor de 63 anos.
MONITORAMENTO E SERVIÇOS DE AJUDA
As equipes municipais, sob a coordenação do Centro de Operações do Recife (COP), estão monitorando continuamente a situação, enquanto a Defesa Civil reforça a importância de acionar o órgão em casos de emergência.
O atendimento pode ser solicitado gratuitamente pelo telefone 0800-0813400, que funciona 24 horas por dia.
Para garantir a segurança da população, cinco abrigos estão abertos preventivamente. A medida visa acolher pessoas que precisam sair de suas casas devido a alagamentos ou descobertas da terra.
Quem precisar de acolhimento pode procurar ajuda através do site acaoinverno.recife.pe.gov.br e também ligar para o Disque SDS Pernambuco, através do número 199.
Comentários