Governo de Pernambuco lança plataforma PE.GOV com 500 serviços digitais: veja quais
Interface integra o programa Pernambuco Digital e prevê investimento de R$ 165 milhões em tecnologia até o fim de 2026
O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (5), a plataforma PE.GOV, interface que consolida mais de 500 serviços públicos em um único ambiente virtual. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções, em Olinda, e faz parte do programa Pernambuco Digital. Segundo a gestão estadual, o projeto prevê o investimento de aproximadamente R$ 165 milhões em soluções tecnológicas até o final do ano, especialmente em áreas como segurança pública, educação e assistência social.
O sistema pode ser acessado pelo site oficial ou por aplicativo (Android e iOS). Entre as funções disponíveis estão a busca por vagas de emprego, solicitação de CNH, matrícula na rede estadual de ensino, agendamento de doação de sangue e serviços de saúde. Segundo o governo, é a maior ação de transformação digital do Estado.
A governadora Raquel Lyra (PSD) se posicionou sobre a novidade.
“É com grande alegria que apresentamos à população a plataforma PE.GOV. Ao acessá-la, os usuários encontrarão mais de 500 serviços de diversas secretarias, reunidas em um único local. O objetivo é facilitar a vida dos cidadãos e aproximar o Governo da população. É importante ressaltar que esta é uma plataforma colaborativa, construída com o apoio dos servidores públicos de Pernambuco, e que estará em constante aprimoramento, com a inclusão de novos serviços e melhorias na experiência do usuário, tornando o acesso ainda mais fácil e acessível. Porque tecnologia é encurtar distâncias e aproximar pessoas Raquel Lyra (PSD),
Atendimento via Inteligência Artificial
A plataforma incorpora a Lis, uma assistente virtual negra de cabelos cacheados. A ferramenta oferece orientações sobre direitos e políticas públicas em linguagem simplificada. No evento, a tecnologia foi apresentada ao público por meio de um holograma.
Para a secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, a integração visa a eficiência administrativa.
“Todas essas ações representam um avanço histórico para o Poder Executivo estadual, que passa a estar mais presente durante todas as fases da vida das pessoas, antecipando demandas, informando e organizando o acesso a direitos essenciais que promovem maior bem-estar para a sociedade. A plataforma chega para facilitar a vida do cidadão, porque a transformação digital é sobre gente. Nosso objetivo é integralizar todos os serviços públicos do Estado ,
Integração com a saúde
O PE.GOV também absorve funções da Farmácia Digital, permitindo o acompanhamento de agendamentos de medicamentos gratuitos e consulta de resultados de exames do Lacen-PE
O portal ou aplicaito permite que o cidadão consulte o resultado de exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) diretamente pelo celular ou computador.
A ferramenta também dá acesso ao histórico de atendimentos e permite cancelar consultas agendadas que o usuário não poderá comparecer.
De acordo com o Governo, todos os prontuários da rede estadual já estão 100% digitalizados e podem ser acessados em qualquer unidade de saúde, UPAs 24h e redes municipais.
“Saúde é um cuidado centrado na pessoa. Através do PE.GOV, estamos olhando para todos os cidadãos pernambucanos. Seguimos trabalhando todos os dias no propósito de cuidar de todos”, ressaltou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Também aparecem botões para coisas que muita gente usa, como o Programa Mães de Pernambuco, Alerta Celular e até para acionar Acionar Equipe para Danos à rede de distribuição da Copergás.
O secretário-executivo de Transformação Digital, Caio Scheidegger, reforçou que o sistema funcionará como uma área de login única para o cidadão.
“"Ao reunir programas e serviços estaduais em um único ambiente seguro e acessível, a plataforma fortalece o apoio ao cidadão ao longo de sua jornada, em todas as fases da vida e em todo o Estado, com o suporte da inteligência artificial Lis Caio Scheidegger,
Já o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Fred Vasconcelos, classificou a plataforma como a base da modernização da gestão estadual.
“O papel da ATI é garantir que essa plataforma seja segura, integrada e eficiente, facilitando o acesso direto do cidadão aos serviços públicos e modernizando a gestão estadual com tecnologia de ponta”, declarou.
Comentários