X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governadora Raquel Lyra anuncia 100 creches e Novo Morar Bem na posse da Amupe

A construção de creches foi um dos principais pilares da campanha de Raquel em 2022


Imagem ilustrativa da imagem Governadora Raquel Lyra anuncia 100 creches e Novo Morar Bem na posse da Amupe
Construção de creches anunciada por governadora (no centro da mesa), visa ampliar o acesso à educação infantil de qualidade para crianças de todo o estado |  Foto: Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) prestigiou a cerimônia de posse do novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (PSD), prefeito de Paudalho, realizada nesta terça-feira (5).

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou duas importantes medidas para o desenvolvimento dos municípios pernambucanos: o lançamento de uma nova modalidade do Programa Morar Bem Pernambuco e a licitação para a construção de 100 novas creches.

A nova modalidade do programa Morar Bem irá beneficiar famílias de baixa renda que residem em Áreas de Interesse Social. O foco estará na reforma de imóveis, assegurando melhores condições de habitabilidade para a população.

Segundo a governadora, ainda neste mês, serão lançados os dois primeiros lotes de licitação para a construção de 100 novas creches em Pernambuco. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação infantil de qualidade para crianças de todo o estado.

“A vida das pessoas se dá no chão dos municípios. O nosso trabalho é fazer com que a política pública que desenhamos possa chegar à vida das pessoas que mais precisam. Temos acompanhado todas as discussões que dizem respeito aos recursos que vêm para estados e municípios. Seguiremos trabalhando para garantir que não falte dinheiro e que sempre que houver perdas, que haja compensações equivalentes”, destacou Raquel Lyra.

Desoneração da folha de pagamento é a primeira pauta de Márcio Gouveia

Imagem ilustrativa da imagem Governadora Raquel Lyra anuncia 100 creches e Novo Morar Bem na posse da Amupe
Novo presidente da Amupe viaja nesta quarta-feira para Brasília, onde vai discutir sobre a Medida Provisória editada pelo presidente Lula |  Foto: Foto: Lu Rocha/Divulgação

Márcio Gouveia substitui Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Talhada, no comando da Amupe. Ele afirmou o compromisso de continuar contribuindo para o fortalecimento do municipalismo como indutor do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.

Nesta quarta-feira, ele já viaja para Brasília para discutir sobre a desoneração da folha de pagamento das prefeituras, que não foram contempladas na nova Medida Provisória editada pelo presidente Lula. O prefeito vai se reunir com a diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM),

“A Amupe serve para dar voz aos municípios pernambucanos junto ao Governo do Estado e federal, à sociedade civil e aos órgãos de controle. É fundamental termos essa unidade para que possamos reivindicar as lutas do coletivo. A palavra de ordem é união e pacto federativo na busca de condições para que possamos ofertar uma vida melhor para os pernambucanos”, ressaltou Marcelo Gouveia.

Por sua vez, a prefeita de Serra Talhada enfatizou que os 365 dias em que esteve à frente da associação foram intensos. “Nesse último ano, a Amupe reafirmou o seu papel de buscar a viabilização da gestão pública nos quatro cantos do Estado, com o único propósito de dar melhores condições de vida ao nosso povo. Tivemos grandes feitos na nossa gestão”, reforçou Márcia Conrado.

Outros nomes ainda compõem a diretoria-executiva da Amupe: Paulo Roberto, prefeito de Vitória de Santo Antão e 1º secretário; Mariana Medeiros, prefeita de Cumaru e 2ª secretária; Ana Célia, prefeita de Surubim, 1ª tesoureira; Nadegi Queiroz, prefeita de Camaragibe, 2ª tesoureira; Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, secretária da Mulher e Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, suplente da secretaria da Mulher.

Compareceram à plenária o deputado federal Fernando Monteiro; os deputados estaduais Eriberto Filho, José Patriota, Doriel Barros, Gustavo Gouveia e Romero Sales Filho; os presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; e do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal.

Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); além de diversos prefeitos e vereadores do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: