Governadora Raquel Lyra anuncia 100 creches e Novo Morar Bem na posse da Amupe
A construção de creches foi um dos principais pilares da campanha de Raquel em 2022
Escute essa reportagem
A governadora Raquel Lyra (PSDB) prestigiou a cerimônia de posse do novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (PSD), prefeito de Paudalho, realizada nesta terça-feira (5).
Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou duas importantes medidas para o desenvolvimento dos municípios pernambucanos: o lançamento de uma nova modalidade do Programa Morar Bem Pernambuco e a licitação para a construção de 100 novas creches.
A nova modalidade do programa Morar Bem irá beneficiar famílias de baixa renda que residem em Áreas de Interesse Social. O foco estará na reforma de imóveis, assegurando melhores condições de habitabilidade para a população.
Segundo a governadora, ainda neste mês, serão lançados os dois primeiros lotes de licitação para a construção de 100 novas creches em Pernambuco. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação infantil de qualidade para crianças de todo o estado.
“A vida das pessoas se dá no chão dos municípios. O nosso trabalho é fazer com que a política pública que desenhamos possa chegar à vida das pessoas que mais precisam. Temos acompanhado todas as discussões que dizem respeito aos recursos que vêm para estados e municípios. Seguiremos trabalhando para garantir que não falte dinheiro e que sempre que houver perdas, que haja compensações equivalentes”, destacou Raquel Lyra.
Desoneração da folha de pagamento é a primeira pauta de Márcio Gouveia
Márcio Gouveia substitui Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Talhada, no comando da Amupe. Ele afirmou o compromisso de continuar contribuindo para o fortalecimento do municipalismo como indutor do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.
Nesta quarta-feira, ele já viaja para Brasília para discutir sobre a desoneração da folha de pagamento das prefeituras, que não foram contempladas na nova Medida Provisória editada pelo presidente Lula. O prefeito vai se reunir com a diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM),
“A Amupe serve para dar voz aos municípios pernambucanos junto ao Governo do Estado e federal, à sociedade civil e aos órgãos de controle. É fundamental termos essa unidade para que possamos reivindicar as lutas do coletivo. A palavra de ordem é união e pacto federativo na busca de condições para que possamos ofertar uma vida melhor para os pernambucanos”, ressaltou Marcelo Gouveia.
Por sua vez, a prefeita de Serra Talhada enfatizou que os 365 dias em que esteve à frente da associação foram intensos. “Nesse último ano, a Amupe reafirmou o seu papel de buscar a viabilização da gestão pública nos quatro cantos do Estado, com o único propósito de dar melhores condições de vida ao nosso povo. Tivemos grandes feitos na nossa gestão”, reforçou Márcia Conrado.
Outros nomes ainda compõem a diretoria-executiva da Amupe: Paulo Roberto, prefeito de Vitória de Santo Antão e 1º secretário; Mariana Medeiros, prefeita de Cumaru e 2ª secretária; Ana Célia, prefeita de Surubim, 1ª tesoureira; Nadegi Queiroz, prefeita de Camaragibe, 2ª tesoureira; Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, secretária da Mulher e Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, suplente da secretaria da Mulher.
Compareceram à plenária o deputado federal Fernando Monteiro; os deputados estaduais Eriberto Filho, José Patriota, Doriel Barros, Gustavo Gouveia e Romero Sales Filho; os presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; e do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal.
Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); além de diversos prefeitos e vereadores do Estado.
Comentários