X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ginásio Pernambucano será restaurado neste ano em que completa 200 anos

Governo do Estado apresenta projeto de restauro com investimento de R$ 7 milhões


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ginásio Pernambucano será restaurado neste ano em que completa 200 anos
Ginásio Pernambucano é a escola pública mais antiga em funcionamento do País |  Foto: Divulgação / Hesíodo Góes /Secom

O Governo de Pernambuco anunciou que vai realizar uma ampla reforma no Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, na área central do Recife. Os detalhes sobre a obra foram apresentados a estudantes e professores pelo secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, durante visita à escola. Ao todo, devem ser investidos cerca de R$ 7 milhões nas intervenções em uma iniciativa que marcará os 200 anos da unidade de ensino, celebrados em 2025.

“Essa escola faz parte da nossa história, formou incontáveis personalidades e, a depender do empenho do time do governo, será respeitada e celebrada por outras centenas de anos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

ETAPAS DA REFORMA

Segundo o governo do Estado, o projeto será executado em três etapas e tem previsão de início das obras para o segundo semestre deste ano, sem prejuízo ao calendário letivo. A primeira etapa das ações, que deve ter a licitação lançada ainda em maio, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), será voltada à recuperação das esquadrias, revisão de telhado, restauração de fachadas, pisos, forros e cantarias e implantação do novo sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico. A segunda fase será voltada à acessibilidade, garantindo que todos os espaços da escola estejam adequados para pessoas com deficiência. Por fim, a terceira etapa cuidará da climatização completa de todas as salas de aula.

"O prédio preserva elementos arquitetônicos típicos do século 19 e, além de ser um cartão-postal do Centro do Recife, incorporando o Conjunto Urbano da Rua da Aurora, é também um testemunho da arquitetura brasileira ao longo dos anos", pontuou a presidente da Fundarpe, Renata Borba. Além das salas de aula, a reforma vai contemplar espaços fundamentais, como o salão nobre, o refeitório, a cozinha, áreas de lazer e o museu da escola, que conta com mais de 350 peças, entre animais taxidermizados e objetos arqueológicos.

A previsão é de que todas as etapas da obra sejam concluídas em até um ano e meio. Durante esse período, as aulas serão mantidas normalmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: