Gelo no Sertão: entenda o que causou a chuva de granizo em Serra Talhada
Fenômeno raro no Pajeú atingiu 30 mm em 24h e assustou moradores. Confira os detalhes
O contraste entre o calor do Sertão e o acúmulo de gelo marcou a tarde de quarta-feira (4) em Serra Talhada. Após um temporal com ventos fortes que derrubou árvores e alagou o centro comercial, moradores registraram pedras de granizo cobrindo o solo. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o município recebeu 30 milímetros de chuva em um intervalo de apenas 24 horas.
A mecânica do gelo nas nuvens
O fenômeno ocorre durante chuvas intensas associadas a nuvens do tipo cumulonimbus. Nestas estruturas, correntes de ar ascendente transportam gotículas de água para altitudes de temperaturas muito baixas. O choque térmico provoca o congelamento imediato e a formação das pedras de gelo que caíram sobre os bairros e a zona rural da cidade.
Peso e gravidade no Pajeú
As partículas circulam no interior da nuvem e ganham camadas de gelo até atingirem peso suficiente para romper a sustentação do ar e cair. Segundo a Apac, a combinação de calor intenso, instabilidade atmosférica e a grande diferença de temperatura entre o solo e as camadas altas da atmosfera favoreceu a precipitação sólida no município.
Danos estruturais e bloqueios
A força da tempestade deixou rastros na infraestrutura local. Na região do viaduto, a queda de uma árvore de grande porte interrompeu o tráfego na rodovia federal, enquanto no centro, a pressão da água fez bueiros estourarem, invadindo lojas. Apesar da destruição material e do susto causado pelas trovoadas, não houve registro de feridos.
Veja imagens na reportagem de Carlos Simões no JT1, comandado por Artur Tigre. É só clicar
Comentários