Fórum Nacional de Umbanda reúne lideranças do Norte e Nordeste no Recife
Evento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Museu da Abolição
A cidade do Recife vai sediar, nos dias 22 e 23 de novembro, o III Fórum Nacional de Umbanda (FNU) do Norte e Nordeste, que neste ano traz o tema “Umbanda sem fronteiras – a importância da filosofia umbandista para a humanidade”. O encontro será realizado no Museu da Abolição, no bairro da Madalena.
Durante dois dias, o evento reunirá palestras e rodas de diálogo com foco em estratégias para fortalecer a presença da Umbanda nas políticas sociais, de forma mais participativa, transformadora e conectada às demandas atuais. As discussões também vão atualizar as lideranças religiosas sobre as principais movimentações da doutrina em diferentes regiões do país.
Entre os assuntos em destaque estão a justiça climática, os direitos legais das comunidades de axé, a saúde mental nos terreiros e o desenvolvimento de um aplicativo de serviços voltado à comunidade umbandista.
Lançamento de livro
A programação inclui ainda o lançamento do livro “(Con)Vivência de Terreiro – Por onde a luz de um se torna a luz de todos”, acompanhado de uma palestra com o autor, Mestre Kayarasera.
O Fórum vai reunir representantes de dez estados brasileiros, vindos de todas as regiões do país.
Do Nordeste, além de Pernambuco, participam líderes do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Do Centro-Oeste, está confirmada a presença de delegações do Mato Grosso, além de representantes do Sudeste e do Sul, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul.
Segundo Adriana B, mãe de santo e presidente do evento, o objetivo é “difundir a Umbanda, fortalecer as lideranças, promover uma cultura de paz e estimular o enfrentamento à intolerância religiosa”.
Palestras e rituais abertos ao público
As palestras serão restritas aos dirigentes religiosos, que aproveitarão o encontro para planejar as próximas ações da doutrina em cada região do Brasil. Já no dia 23 de novembro, o evento abre espaço para o público a partir das 17h, com show de humor do comediante umbandista Paulo Mansur e o encerramento com uma gira coletiva, ritual tradicional da religião.
Fé, união e cultura de paz
De matriz afro-brasileira, a Umbanda se baseia na união de diferentes vertentes espirituais e religiosas, com ênfase na manifestação dos espíritos e na prática da caridade.
“O objetivo é difundir a Umbanda, fortalecer as lideranças, promover uma cultura de paz e estimular o enfrentamento à intolerância religiosa”, destaca Adriana B, mãe de santo, cantora, compositora e presidente do evento.
Inscrições gratuitas
As inscrições para o Fórum, voltadas exclusivamente para dirigentes de terreiros, estão abertas até o preenchimento das vagas. O público em geral também pode participar do show de humor e da gira coletiva, mediante inscrição gratuita.
Os cadastros devem ser feitos pelo Instagram @forumnacionaldeumbanda
. As vagas são limitadas.
Comentários