Fisioterapia é fundamental para reabilitação pós cirurgia de próstata
Pacientes submetidos a cirurgias de próstata podem desenvolver algumas limitações
Escute essa reportagem
Com a chegada do Novembro Azul, o câncer de próstata ganha destaque. O que poucas pessoas sabem é que pacientes que precisam ser submetidos a cirurgias de próstata (prostatectomia) podem desenvolver algumas sequelas físicas como a incontinência urinária (dificuldade de controlar a eliminação de urina) e disfunção erétil. Para esses problemas a fisioterapia tem papel importante na reabilitação.
Segundo o professor e fisioterapeuta do Centro Universitário UniNovo, Lucas de Souza, o ideal é que o paciente seja avaliado e passe a ser cuidado por uma equipe multidisciplinar para enfrentar a jornada, desde a realização dos exames, o diagnóstico, e até a cirurgia, se for o caso. “É fundamental o trabalho do fisioterapeuta para reverter as consequências causadas pela doença e a sua devida reabilitação”, conta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes diagnosticados estão em uma fase avançada da doença. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia apresenta que em até 87% dos casos os homens que se submetem à cirurgia conhecida como prostatectomia passam a ter incontinência urinária. A fisioterapia é eficaz na reabilitação de até 90% dos casos de perda urinária.
Comentários