Fim do talão de multas. Detran-PE lança o auto de infração eletrônico
Novo sistema vai agilizar o registro das multas e dar mais precisão e transparência ao processo
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco lançou nesta segunda-feira (1) o E-Operacional (Sistema Oficial de Auto de Infração Eletrônico) desenvolvido pelo órgão com o objetivo de trazer modernização, praticidade e transparência para a gestão municipal de trânsito. A plataforma apresenta ferramentas para emissão, gestão e acompanhamento de autos de infração eletrônicos em tempo real, traduzindo a padronização e conformidade Legal com as normas do Código de Trânsito Brasileiro e às diretrizes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A substituição dos talões impressos irá facilitar o trabalho dos agentes de trânsito, além de agilizar o processamento de dados relativos às multas aplicadas. Veja as vantagens no final desse texto. O Diretor de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Tibério Noronha diz ser um passo significativo para a segurança viária do Estado: “Trata-se de uma ferramenta que representa um marco na modernização da fiscalização, no fortalecimento da segurança viária e na redução de custos operacionais para toda a rede de trânsito do Estado”, expressou.
Os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe foram os primeiros a receber o novo sistema operacional. O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, expos a satisfação em receber o projeto pioneiro no município "A plataforma deve facilitar o dia a dia dos nossos agentes pela agilidade e o controle de gestão que propõe. As atuações na fiscalização terão muito mais segurança e isso beneficia diretamente a população", comentou Mano Medeiros.
Já o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, mencionou o avanço tecnológico como ponto crucial neste lançamento. "Saindo dos talões manuais e recebendo as funcionalidades do aplicativo, recebemos também mais segurança e celeridade nos processos, e sobretudo, transparência aos cidadãos. Com apenas alguns cliques, os agentes poderão desenvolver um trabalho muito mais ágil”, pontuou Diego Cabral.
VANTAGENS
A implementação do sistema E-Operacional do Detran-PE, que digitaliza a emissão dos Autos de Infração Eletrônicos, não altere o valor ou a natureza das multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas aumenta a precisão, a agilidade e a transparência do processo. Veja as principais vantagens:
1. Redução de erros
A plataforma eletrônica permite que os agentes de trânisto insiram dados com mais precisão e, em muitos casos, anexem evidências digitais (como fotos ou coordenadas GPS) diretamente ao auto de infração. Isso minimiza erros de preenchimento que eram comuns nos talões de papel, o que pode tornar a autuação mais difícil de ser contestada por falhas formais. O sistema garante ainda a padronização e a conformidade com as normas do Sistema Nacional de Trânsito, garantindo que o auto de infração contenha todos os elementos obrigatórios legalmente.
2. Eficiência e rastreabilidade
Celeridade no Processo: A emissão eletrônica é mais rápida, permitindo que o auto de infração seja processado e registrado no sistema do DETRAN e SNT de forma quase instantânea. Isso leva a uma maior celeridade na notificação do condutor.
O E-Operacional proporciona aos órgãos de trânsito uma gestão de dados mais robusta. O rastreamento completo das infrações permite que as autoridades identifiquem com precisão as áreas de maior risco, embasando futuras campanhas de educação e o planejamento de fiscalização.
3. Transparência
O processo digital reforça a transparência. Em Pernambuco, já existem serviços digitais que permitem aos cidadãos: consultar e gerar boletos; consultar débitos de multas, IPVA e licenciamento de forma rápida pelo site ou aplicativo; apresentar defesas e recursos contra autuações de trânsito e transferir a pontuação da CNH para o real condutor infrator, um serviço que pode ser feito de forma totalmente online.
O Detran-PE aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite ao proprietário do veículo optar por receber notificações eletronicamente (via aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT) e, em troca, conseguir um desconto de até 40% no valor da multa, desde que não apresente defesa ou recurso. A digitalização das infrações facilita a integração com este sistema.
Comentários