Festival Pernambuco Meu País. Veja programação artística do Agreste ao Sertão
Evento acontecerá de 12 de julho a 1º de setembro, com quase 900 ações entre shows, espetáculos, cortejos e outras atividades
Escute essa reportagem
O Festival Pernambuco Meu País teve sua programação divulgada nesta terça-feira (25). A governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, anunciaram, no Cais do Sertão, no Recife, as atividades que vão ocorrer durante o festival, com quase 900 ações entre shows, espetáculos, exibições de filmes, mostras de fotografia, feiras de artesanato e cortejos. A festa vai ocorrer de forma gratuita em oito cidades, de 12 de julho a 1º de setembro, fortalecendo o cenário cultural e o turismo, gerando emprego e renda. Serão R$ 25 milhões de investimento do governo estadual para a realização do evento.
Entre os artistas que irão se apresentar no festival estão os pernambucanos Alceu Valença, Duda Beat e João Gomes. Vanessa da Mata, Chico César, Carlinhos Brown, Ana Carolina e Maria Gadú são outros nomes na programação. O evento vai percorrer as cidades de Taquaritinga do Norte (12 a 14 de julho), Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).
ARTISTAS PERNAMBUCANOS
Mais de 80% dos artistas da grade do festival são pernambucanos. “Serão vinte e quatro dias de programação que reunirão diversas linguagens artísticas, percorrendo oito municípios e transformando a vida das pessoas por meio da arte”, registrou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, “a curadoria teve como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas”. A diretora de Ações Culturais da Fundarpe, Carla Pereira, foi a responsável pela curadoria.
O festival vai homenagear dois artistas pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura do Estado mundo afora com suas obras marcadas pelo amor à terra onde nasceram: o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos.
“Pernambuco tem tantas linguagens a abraçar. Ter a presença de Abelardo com suas forças, ideias, artes e produções é uma honra imensa”, frisou Daniel da Hora, neto de Abelardo da Hora. A viúva de Naná Vasconcelos, Patrícia Vasconcelos, enviou um vídeo ressaltando que estava “muito feliz porque é muito simbólico esse evento”.
Ao todo, serão promovidos 251 shows de música; 11 palcos; 260 apresentações de cultura popular; 18 exposições e atividades de artes visuais; 56 filmes em 22 ações do audiovisual; 50 atividades de circo; 44 apresentações de dança; 30 atrações de design e moda; 14 debates e palestras de mercado em arte e cultura; 20 mostras de fotografia; 18 de gastronomia; 52 ações de literatura; 41 de teatro e ópera; e oito feiras de artesanato.
PALCOS
O evento vai contar com o Palco Pernambuco Meu País, onde acontecerão shows locais e nacionais, além de mais 10 palcos para as mais variadas linguagens artísticas. No palco País das Culturas Populares, por exemplo, terão apresentações de Patrimônios Vivos como Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana (Goiana) e Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira). No palco País das Artes Cênicas vão se apresentar espetáculos como Ara Mimo Ajó Nagô (Caruaru). No País da Literatura, algumas atrações e ações serão o Encantando Histórias (Garanhuns) e Cordel Animado (Recife).
A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, falou em nome dos prefeitos. “Com o festival, podemos contar mais da nossa cultura e receber pessoas na nossa terra. Um festival cultural nos engrandece enquanto cidade”, disse. A deputada estadual Débora Almeida registrou que “a cultura e a arte levam desenvolvimento para o interior do Estado”. Por sua vez, o deputado estadual Luciano Duque afirmou que “o festival vai mostrar nossas histórias, raízes e saberes”.
Confira a programação completa do palco Pernambuco Meu País
Taquaritinga do Norte
12 de julho (sexta-feira)
Benil
As Januárias
Waldonys
Dorgival Dantas
13 de julho (sábado)
Renato Vilela
Odair José
José Augusto
Carlinhos Brown
14 de julho (domingo)
Volver
Ave Sangria
Hungria
Maneva
Bezerros (Serra Negra)
19 de julho (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Joyce Alane
Almério
Duda Beat
20 de julho (sábado)
Ciel Santos
Ylana com participação de Gabi da Pele Preta
Preta Gil
Paulo Miklos
21 de julho (domingo)
Isadora Melo
Erisson Porto
Oswaldo Montenegro
Jorge Vercilo
Gravatá
26 de julho (quarta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Rachel Reis
Tayara Andreza
Raça Negra
27 de julho (quinta-feira)
Revoredo
Cascabulho
Chico César
Vanessa da Mata
28 de julho (sexta-feira)
Larissa Lisboa
Maeana
Ana Vitória
Alceu Valença
Pesqueira
2 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Silvério Pessoa
Mundo Livre S/A
Nando Reis
3 de agosto (sábado)
N'Zambi
Tribo de Jah
Gabriel O Pensador
Falcão
4 de agosto (domingo)
Chorinho Ororubá
Pagode do Didi com convidadas
Fundo de Quintal
Diogo Nogueira
Caruaru
9 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lenine
Academia da Berlinda
Dilsinho
10 de agosto (sábado)
Zé do Estado
Forró na Caixa
Mestrinho
João Gomes
11 de agosto (domingo)
Joanah Flor
Filipe Catto (Canta Gal)
Ana Carolina
Maria Gadú
Triunfo
16 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Mombojó
Biquíni Cavadão
Toni Garrido
17 de agosto (sábado)
Labaredas
Rossi Original
Só Brega (Conde)
Tierry
18 de agosto (domingo)
Gerlane Lops
Natascha Falcão
Lucy Alves
Jorge Aragão
Arcoverde
23 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Luana Tavares
Negra Li
Francisco El Hombre
24 de agosto (sábado)
Berinho
Lipe Lucena
Nanara Bello
Matheus Fernandes
25 de agosto (domingo)
Lia de Itamaracá
Clayton Barros
Jorge du Peixe
Capital Inicial
Buíque
30 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Pernambuco Meu País
Beto Hortis
Rogerinho
Caninana
31 de agosto (sábado)
Gangga Barreto
Edilza Aires
Adilson Ramos
Roberta Miranda
1º de setembro (domingo)
Samba de Coco Raizes de Arcoverde
Sem Compromisso
Dudu Nobre
Psirico
Comentários