Festa da Imaculada Conceição: veja horários, linhas de ônibus e programação
Recife celebra fé e tradição no 120º aniversário da Santa mais venerada da capital
Neste domingo, 8 de dezembro, os devotos de Nossa Senhora da Conceição vivem um dos momentos mais aguardados do ano. A tradicional festa religiosa do Recife chega ao marco histórico de 120 anos, celebrando o tema: “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”.
Milhares de fiéis já estão reunidos em um verdadeiro ato de fé e devoção. A expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas passem pelo evento até o encerramento do evento. O ápice será a tradicional procissão, que parte às 15h do Cais do Apolo.
Estrutura e investimentos reforçados
A festa, que simboliza renovação espiritual para muitos, conta com um investimento significativo: R$ 400 mil da Prefeitura do Recife, que garantem a infraestrutura do evento, com palco, som, painéis de LED, banheiros químicos e apoio aos comerciantes e R$ 1,5 milhão do Governo de Pernambuco, que restaurou o teto do Santuário.
Segurança garantida
Para assegurar a tranquilidade dos participantes, a Guarda Municipal do Recife terá 450 agentes, atuando em conjunto com a Polícia Militar, que disponibilizará mais de 200 policiais, além de equipes especializadas como ROCAM e BPChoque. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também estarão no local com equipes preparadas para emergências e fiscalização.
Transporte público reforçado
O Consórcio de Transporte Metropolitano ampliou os serviços em 43 linhas de ônibus, garantindo mais de 2.600 viagens ao longo do dia. O Terminal Integrado da Macaxeira funcionará com horários especiais durante toda a madrugada para atender os fiéis que participam da celebração. As linhas que passam pela festa incluem:
Terminal Integrado da Macaxeira/Conceição
Córrego do Jenipapo/Conceição
Dois Irmãos/Conceição
Casa Amarela/Conceição
Veja toda as linhas de reforço aqui
Programação da Festa
Confissões: Domingo (8), das 7h às 11h30
Missas: De a meia-noite, missas são realizadas a cada duas horas no Santuário e no palco.
Procissão: Concentração às 14h30 no Cais do Apolo, saindo às 15h.
Encerramento: Show do Frei Damião Silva às 17h e Missa às 19h.
Segunda-feira (9):
Missas Pós-Festa: 10h30, 16h e 19h30
A fé que atravessa gerações
Histórias emocionantes marcam a festa. Dona Severina, com 114 anos, subiu o Morro acompanhada de sua filha, Francisca, para agradecer as bênçãos recebidas. “"O ano foi de desafios, mas Nossa Senhora me deu força e coragem. A fé não nos deixa sozinhos", afirmou Dona Francisca emocionada.
Dona Maria das Dores, por sua vez, levou flores como forma de gratidão pela cura de sua filha. “Hoje ela vive sem convulsões graças a Nossa Senhora”, declarou.
Para o padre Emerson Borges, a festa é um símbolo de esperança e renovação espiritual. “Esta é a festa da nossa fé, um momento para pedir orientação à Imaculada Conceição, que nos guia nessa grande peregrinação”, afirmou.
Comentários