X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fábrica Tacaruna vai ser escola técnica e centro de formação educacional

Governadora Raquel Lyra anunciou restauração do local. Projeto arquitetônico tem prazo de 10 meses e investimento de R$ 4,2 milhões


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fábrica Tacaruna vai ser escola técnica e centro de formação educacional
Em 1994, o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Governo do Estado |  Foto: Lucas Ferreira/Secom-PE

Símbolo do patrimônio histórico de Pernambuco, a antiga Fábrica Tacaruna, localizada na divisa do Recife e Olinda, será restaurada pelo Governo do Estado e abrigará o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (CEFORPE) e a Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra, que vistoriou o espaço na última quarta-feira (09), anunciou a requalificação do equipamento e do seu entorno para promover a formação permanente dos profissionais da educação pernambucana.

O projeto arquitetônico será elaborado pela Pontual Arquitetos e terá investimento de R$ 4,2 milhões e prazo de 300 dias.

“É uma alegria imensa poder devolver ao povo do nosso Estado um equipamento que fala sobre a nossa identidade, mas também tendo uma utilidade voltada para aquilo que é símbolo do nosso governo: a educação. Essa ação se soma à volta e à recuperação do prédio do Diário de Pernambuco, o antigo prédio do INSS, o Cinema São Luiz, que está sendo recuperado e abrirá para o público no mês de novembro, o edifício Frei Caneca, que é a antiga vice-governadoria. Isso tudo fazendo com que a gente fortaleça os equipamentos públicos e culturais, devolvendo o centro histórico do Recife para o nosso povo”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

A construção do CEFORPE está amparada no Plano Estadual de Educação (PEE), que prevê a necessidade de ampliar o acesso e a permanência da comunidade nos processos de escolarização com qualidade, mediante a formação permanente, inicial e continuada dos profissionais da educação.

Os dois empreendimentos a serem construídos foram idealizados pela Secretaria de Educação e Esportes no âmbito do programa Juntos pela Educação.

“As duas iniciativas beneficiam diretamente a Educação de Pernambuco e reiteram o compromisso da governadora Raquel Lyra com a pasta. O Centro de Formação de Professores significa mais um grande avanço desta gestão, tendo em vista que os profissionais da Rede Estadual contarão com uma estrutura moderna e adequada para participação em cursos e eventos que promovam maior qualificação para todos. Ganham, também, os estudantes e a população em geral, com o funcionamento da nova escola técnica, que irá movimentar o mercado de gastronomia e hotelaria do estado”, comentou o secretário estadual de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

A restauração do espaço é um trabalho que está sendo feito em uma parceria das Secretarias de Projetos Estratégicos, Educação e Esportes e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “Estamos totalmente empenhados e focados em tocar esse projeto o mais rápido possível”, ressaltou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

De acordo com o sócio da empresa Pontual Arquitetos, Carlos Fernando Pontual, o projeto deverá ser entregue em até 10 meses.

“Para se ter uma ideia, a primeira coisa que iremos fazer é um levantamento arqueológico do que restou e depois estrutural. Estou muito feliz em poder fazer esse projeto, porque é um resgate. A governadora foi batalhadora em conseguir isso. Quem ganha é o povo de Recife e Olinda”, comemorou.

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, avalia o prédio — tombado pelo Estado em 1994 — como um referencial histórico e arquitetônico para o Recife e Olinda.

“Estamos falando da ressignificação de um bem cultural. Vamos transformar a Fábrica Tacaruna em uma fábrica do conhecimento, que vai permitir a formação de professores da Rede Estadual de Educação, mas também vai resgatar as memórias deste lugar tão representativo para o povo de Pernambuco”, concluiu Renata Borba, que esteve acompanhada da secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.

SOBRE A FÁBRICA TACARUNA

Erguida em 1895, a construção que hoje é conhecida como Fábrica Tacaruna foi a primeira em concreto armado do Brasil, além de ter sido a primeira refinaria da América do Sul. Na época, se chamava Usina Beltrão.

Pouco tempo depois, a usina fechou as portas e o local ficou desativado até 1925, quando passou a abrigar a Fábrica Tacaruna, uma empresa têxtil que funcionou até 1955.

A fábrica foi desativada em 1982 e, posteriormente, entregue ao Banco Econômico. Em 1994, o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Governo do Estado através da Fundarpe e, em 1996, foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação. Desde então, diversos projetos foram pensados para ocupar a Fábrica Tacaruna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: