X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

FAB resgata dois homens a 80 milhas náuticas do Recife: ambos com suspeita de sepse

O resgate dos tripulantes é feito por meio do içamento com o uso de um guincho de resgate


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem FAB resgata dois homens a 80 milhas náuticas do Recife: ambos com suspeita de sepse
O helicóptero manteve o voo pairado enquanto a equipe SAR (do inglês Search And Rescue - Busca e Salvamento) desceu até o convés do navio e içou os tripulantes com uso de maca e alça de resgate |  Foto: FAB/Cortesia

O Esquadrão Falcão, sediado em Natal, resgatou neste domingo (24) dois tripulantes do navio "Bourdeaux", que estavam a cerca de 80 milhas náuticas de Recife.

Os homens, que apresentavam sintomas de sepse, febre e infecção gastrointestinal, foram rapidamente evacuados para receber terapia intensiva.

O Esquadrão Falcão foi acionado pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Recife, após contato com o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Recife (SALVAERO-RECIFE).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) na madrugada, às 03h35, e seguiu para Recife-PE.

Após abastecimento, prosseguiu para a vertical do navio para efetuar o resgate dos tripulantes por meio do içamento com o uso de um guincho de resgate.

O helicóptero manteve o voo pairado enquanto a equipe SAR (do inglês Search And Rescue - Busca e Salvamento) desceu até o convés do navio e içou os tripulantes com uso de maca e alça de resgate.

Imagem ilustrativa da imagem FAB resgata dois homens a 80 milhas náuticas do Recife: ambos com suspeita de sepse
A aeronave, composta por uma tripulação de dez militares, regressou à capital pernambucana para que os enfermos fossem encaminhados a um hospital |  Foto: FAB/Cortesia

Sucesso da missão se deve à coesão, diz tenente Kaio Felipe

Após o içamento, a aeronave, composta por uma tripulação de dez militares (dois pilotos, um mecânico de aeronave, um operador de equipamento - guincho, três homens de resgate, um médico e dois enfermeiros) regressou para Recife, onde pousou às 07h20, uma ambulância aguardava no local para encaminhar os enfermos a rede hospitalar especializada.

O Coordenador da Missão e Piloto da Aeronave, tenente Kaio Felipe Correia de Andrade, falou sobre a missão e a operacionalidade da aeronave, junto a tripulação. “O sucesso da missão se deve à coesão de toda a FAB.

Desde a manutenção em sede, passando pelo controle de voo, SALVAERO e o treinamento do Esquadrão.

A equipe é bem treinada e facilita o cumprimento da missão de evacuação aeromédica com segurança. Foi tudo conforme planejado. Mesmo com um contratempo com a embarcação, conseguimos exfiltrar dois enfermos. O tempo total foi de 32 minutos. Para seis içamentos, foi um tempo muito bom”, disse.

A cooperação entre a Marinha do Brasil, o SALVAERO-RECIFE e a Força Aérea Brasileira (FAB) foi fundamental para o sucesso do resgate dos tripulantes do navio "Bourdeaux". Ao receber o alerta da Marinha, o SALVAERO-RECIFE coordenou todas as etapas da operação, desde a avaliação da situação até o planejamento da missão.

"O sucesso de uma operação SAR depende da rapidez com que é planejada e executada", afirmou o Tenente Marcos Vinícius Faulhaber, chefe do SALVAERO-RECIFE.

Segundo ele, a coordenação eficiente entre as diferentes equipes garantiu que os náuticos recebessem o atendimento médico necessário o mais rápido possível.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: