Estoque de vacinas contra a Covid-19 está zerado no Recife e em mais 8 capitais
Fornecimento deve ser regularizado até o início de Maio, segundo o Ministério da Saúde
Escute essa reportagem
O estoque de vacina contra a Covid-19 zerou em nove capitais do Brasil, incluindo o Recife. A expectativa de reposição é na primeira semana de Maio, segundo o Ministério da Saúde. A ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, negou que a reserva tenha se acabado por demora no processo de licitação.
De acordo com Nísia Trindade, o atraso se deu porque, pela primeira vez, duas concorrentes (Moderna e Pfizer) disputaram para fornecer, ao Brasil, imunizantes contra a Covid. A competição resultou em uma economia de R$ 100 milhões para os recursos públicos. A Moderna venceu o certame.
De acordo com a ministra, desde a autorização da nova vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023, o ministério iniciou o procedimento de aquisição de forma emergencial para assegurar o fornecimento em toda a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 12,5 mihões de doses foram compradas
Através da sua assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde enfatizou seu compromisso em disponibilizar à população as vacinas mais recentes contra a Covid-19, que foram aprovadas pela Anvisa e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, destacou a importância da vacinação como a principal medida de prevenção contra casos graves e mortes decorrentes da doença.
Enquanto trabalha para assegurar o acesso contínuo às vacinas eficazes disponíveis, a pasta diz que continua monitorando de perto as evidências científicas mais recentes e o cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil.
Além do Recife, outras capitais estão sem vacina contra a Covid-19: Salvador (BA), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Macapá (AP) e Porto Velho (RO).
Comentários