X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estoque de vacinas contra a Covid-19 está zerado no Recife e em mais 8 capitais

Fornecimento deve ser regularizado até o início de Maio, segundo o Ministério da Saúde


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estoque de vacinas contra a Covid-19 está zerado no Recife e em mais 8 capitais
Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias |  Foto: ©Tomaz Silva/Agência Brasil

O estoque de vacina contra a Covid-19 zerou em nove capitais do Brasil, incluindo o Recife. A expectativa de reposição é na primeira semana de Maio, segundo o Ministério da Saúde. A ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, negou que a reserva tenha se acabado por demora no processo de licitação.

De acordo com Nísia Trindade, o atraso se deu porque, pela primeira vez, duas concorrentes (Moderna e Pfizer) disputaram para fornecer, ao Brasil, imunizantes contra a Covid. A competição resultou em uma economia de R$ 100 milhões para os recursos públicos. A Moderna venceu o certame.

De acordo com a ministra, desde a autorização da nova vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023, o ministério iniciou o procedimento de aquisição de forma emergencial para assegurar o fornecimento em toda a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 12,5 mihões de doses foram compradas

Através da sua assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde enfatizou seu compromisso em disponibilizar à população as vacinas mais recentes contra a Covid-19, que foram aprovadas pela Anvisa e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, destacou a importância da vacinação como a principal medida de prevenção contra casos graves e mortes decorrentes da doença.

Enquanto trabalha para assegurar o acesso contínuo às vacinas eficazes disponíveis, a pasta diz que continua monitorando de perto as evidências científicas mais recentes e o cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil.

Além do Recife, outras capitais estão sem vacina contra a Covid-19: Salvador (BA), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Macapá (AP) e Porto Velho (RO).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: