Estado faz mutirão de colocação de implantes mamários
Cirurgias serão realizadas em quatro grandes hospitais da rede pública
Escute essa reportagem

Quatro emergências nos maiores hospitais de Pernambuco vão realizar, este mês, o Mutirão de Cirurgias Plásticas. 74 mulheres que se submeteram à mastectomia passarão por cirurgias de implante de próteses.
A ação faz parte da agenda do Outubro Rosa, importante campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
As pacientes contempladas foram selecionadas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), durante os meses de agosto e setembro, após triagem realizada por uma junta médica.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-PE), Luiz Felipe Vieira, o mutirão tem o objetivo de acelerar a fila de espera das mulheres que aguardam a realização do procedimento pelo SUS. “Este é o segundo ano desta ação, que mobiliza vários profissionais da saúde de forma voluntária. É uma importante iniciativa para resgatar a autoestima dessas mulheres”, explicou.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital das Clínicas (HC), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).
Câncer de Mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil. Segundo projeção da instituição, no triênio 2023/2025, o país vai contabilizar, ao todo, 73 mil casos dessa neoplasia entre as mulheres.
Em Pernambuco, vislumbra-se uma perspectiva de 970 pacientes doentes por câncer de mama, por ano.
Comentários