X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Especialistas investigam soluções para problemas na Bacia do Rio Tejipió, no Recife

Áreas afetadas por alagamentos durante o período das chuvas foram visitadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas investigam soluções para problemas na Bacia do Rio Tejipió, no Recife
Missão com holandeses percorreu comunidades como Dancing Days e Jardim Uchoa para encontrar soluções que ajudem a evitar alagamentos |  Foto: Brenda Alcântara/ProMorar Recife

Especialistas em recursos hídricos conduziram uma visita técnica em áreas da bacia do Rio Tejipió nesta quarta-feira (15) como parte do Hackathon Recife, organizado pelo programa ProMorar. Áreas afetadas por transbordamentos durante o período de chuvas foram observadas. 

Amesterdã, capital da Holanda, tem quase 100 quilômetros de canais e o País tem expertise em lidar com as águas.

Com estudiosos holandeses e recifenses, a comitiva percorreu comunidades como Dancing Days, Jardim Uchoa e outras na proximidade do rio. Os participantes do evento dedicaram o dia a explorar comunidades e vias impactadas pelos alagamentos da bacia do rio.

As localidades irão receber intervenções da Prefeitura com o objetivo de minimizar os transtornos. O roteiro abrangeu os bairros da Imbiribeira, Areias, Ipsep, Coqueiral, Jardim São Paulo e Tejipió.

“Nesse momento, com as mudanças climáticas, os problemas serão cada vez maiores. Portanto, estamos juntos com a Prefeitura para discutir as medidas robustas. O processo é complexo e é por isso que estamos com os especialistas para analisar a situação da cidade”, explicou Ben Lamoree, líder da missão holandesa no Hackathon Recife.

A equipe técnica da Prefeitura do Recife acompanha a missão, focando em apresentar aos especialistas os pontos críticos dos alagamentos, além de destacar obras em andamento na cidade. O Hackathon Recife continua até a próxima sexta-feira (17).

“Já estamos trabalhando nas soluções. Essa maratona do Hackathon vai contribuir para o plano de intervenções da bacia do rio, junto com os resultados dos estudos contratados. Nós vimos que existem soluções combinadas que vão impactar de maneira positiva a vida das pessoas”, disse João Charamba, chefe do gabinete do ProMorar.

PROMORAR - A Prefeitura do Recife lançou o ProMorar em resposta às fortes chuvas que atingiram a cidade em 2022. O programa é composto por três elementos: obras de encostas, urbanização integrada e macrodrenagem da bacia do rio Tejipió.

Até o momento, 76 encostas estão em execução em diversos morros da cidade. A metodologia participativa está sendo aplicada em cinco comunidades de interesse social, permitindo a elaboração de projetos de urbanização alinhados às expectativas dos moradores.

Quanto à macrodrenagem, o Hackathon e os estudos da bacia do rio Tejipió serão fundamentais para identificar soluções eficazes para os alagamentos. O ProMorar tem como objetivo beneficiar 40 comunidades de interesse social na cidade, com investimentos totalizando R$ 2 bilhões, provenientes de uma operação de crédito firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: