Especialistas discutem retrofit como estratégia para reocupação do Centro do Recife
Evento reuniu representantes do setor público, jurídico, financeiro e imobiliário no Moinho Recife
Escute essa reportagem

Com o centro da cidade cada vez mais em evidência, o evento “Requalificação urbana e retrofit: caminhos para o centro do Recife”, realizado nesta sexta-feira (10) no Moinho Recife, Bairro do Recife, reuniu especialistas para debater os desafios e as oportunidades da revitalização urbana por meio do retrofit. O encontro foi promovido pelo Urbano Vitalino Advogados e contou com a presença de representantes da área jurídica, construção civil, setor público e de instituições financeiras.
Durante a programação, Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro - Recentro, da Prefeitura do Recife, abriu os debates falando sobre as oportunidades de investimento no Recentro, além dos benefícios fiscais e cases de sucesso já implementados no território. Em seguida, Antenogenes Simões, gerente da superintendência de Pernambuco do Banco do Nordeste, detalhou as oportunidades de financiamento para projetos de retrofit, abordando critérios, valores disponíveis e formas de liberação, reforçando o recente anúncio de R$ 2 bilhões em crédito para impulsionar empreendimentos na região central do Recife.
Na perspectiva jurídica, o advogado Thiago Bezerra, sócio da Área Imobiliária do Urbano Vitalino Advogados, apresentou cases, oportunidades e os principais desafios regulatórios enfrentados por quem deseja investir em retrofit, destacando a importância da segurança jurídica e do aproveitamento inteligente dos incentivos fiscais.
O evento também contou com a participação de Rafael Simões, presidente da ADEMI-PE, que reforçou a relevância do retrofit como estratégia de desenvolvimento para o setor da construção civil, e de Raphael Azeredo, analista de Ativos Imobiliários Estatais do BNDES, que apresentou o Projeto Distrito Guararapes e os imóveis disponíveis para requalificação.
MODELOS
Entre os exemplos bem-sucedidos mencionados no encontro, estiveram o Hub Plural, no Recife Antigo, e o Vivant Residence, empreendimento que transformou o antigo Recife Praia Hotel em um moderno edifício multifuncional. Ambos ilustram o potencial do retrofit para revitalizar imóveis subutilizados e agregar valor urbano, patrimonial e econômico.
Encerrado com um happy hour, o evento foi uma oportunidade estratégica para networking e troca de experiências entre gestores, investidores e profissionais envolvidos na transformação do Recife. A expectativa é de que esse movimento se intensifique nos próximos anos, com a articulação de políticas públicas, linhas de crédito e segurança jurídica para consolidar o retrofit como vetor de desenvolvimento sustentável para a capital.
Para o CEO do Urbano Vitalino Advogados, Fernando Castelão, o evento reforça o compromisso da banca com o desenvolvimento sustentável do Recife. “ É um projeto que envolve diversos players e nós estamos participando também disso, conectando várias pontas do mercado. Temos parceiros que, dentro de estruturação, podem viabilizar os projetos e com um objetivo de sucesso, apoiar em aspectos empresariais, sociais, imobiliários, ambientais e tributários. O Urbano tem o prazer de apoiar esse momento de conexão e conversa, discutindo caminhos para o Recentro”, afirmou.
Comentários