X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Entulhos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição removidos antes do prazo

O trabalho foi finalizado em 12 dias, ao invés dos 30 inicialmente previstos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Entulhos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição removidos antes do prazo
A Defesa Civil realizou a última vistoria e confirmou que as paredes restantes do Santuário estão seguras. |  Foto: Reprodução da TV Tribuna PE

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, teve a remoção dos entulhos concluída antes do prazo estabelecido. O trabalho foi finalizado em apenas 12 dias, com a retirada de doze caçambas de lixo e 20 toneladas de metal, ao invés dos 30 dias inicialmente previstos.

Anderson Soares, chefe do Centro de Operações do Recife, informou: “Retiramos cerca de 12 caminhões de entulho, de material sem valor comercial, e 20 toneladas de material com valor comercial. A gente colocou à disposição da diocese para que ela fizesse a venda desse material, já que ele tinha um valor comercial, e que esse dinheiro arrecadado possa ajudar a igreja em seus trabalhos aqui na comunidade.”

A Defesa Civil realizou a última vistoria e confirmou que as paredes restantes do Santuário estão seguras. Anderson Soares afirmou: “Uma ou outra teve um desgaste pelo impacto, mas é um desgaste de recobrimento, não é um desgaste estrutural, então sim, essa estrutura que está hoje, ela está segura.”

Além disso, a Secretaria de Saúde continua oferecendo apoio psicológico às vítimas e um espaço temporário foi montado para as celebrações durante o restauro. A Polícia Científica ainda está investigando a causa do desabamento que resultou em duas mortes e mais de 25 feridos.

Com a remoção dos entulhos concluída, o foco agora é a reconstrução do teto e outros reparos necessários para restaurar o santuário.

Fechando o projeto para começar a reconstrução

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Francisco Sena, detalhou os próximos passos:

“Estamos com os nossos engenheiros aqui, fechando o projeto e orçamento para essa reconstrução. Fechado o projeto e orçamento, a gente inicia o fomento, inicia o termo, e aí as obras iniciam, os nossos engenheiros também vão apoiar durante todo o processo de fiscalização até a gente entregar efetivamente o teto de maneira segura para a população pernambucana. O governo do Estado tem toda a expertise nesse tipo de obra, então a gente vai colocar nosso corpo técnico à disposição para fiscalizar a obra, para ela ser o mais célere possível.”

Sena acrescentou: “Ao mesmo tempo, por parte da diocese, cabe o recebimento do recurso e a contratação efetiva da empresa. No começo da próxima semana, finaliza o projeto e orçamento, e a nossa ideia é iniciar as obras o quanto antes. O esforço é total na secretaria, no governo do Estado, para iniciar as obras, porque a gente tem um prazo, e temos que garantir o espaço aqui disponível para essa festa tão importante de 8 de dezembro.”

Padre Emerson Borges, Reitor do Santuário, destacou: “Este é um momento de agradecer a Deus cada trabalho, cada equipe que se empenhou para que tudo pudesse ocorrer da melhor forma possível e com um prazo bem antes do previsto, que estava para ser de 30 dias. Em menos de 15 dias a gente já tem o espaço livre para as outras vistorias”.

De acordo com o padre, o espaço não poderá ser utilizado pelo público, nem para nenhuma atividade, enquanto não se façam uma vistoria e os outros encaminhamentos. “Nós temos uma estrutura com muitos vidros, então isso deve ser preservado. E com gente aqui dentro isso corre um risco muito grande.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: