X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Entidades públicas e privadas podem requisitar reforço policial para o carnaval

Pedidos em Pernambuco serão atendidos por ordem cronológica e concentração de público


Imagem ilustrativa da imagem Entidades públicas e privadas podem requisitar reforço policial para o carnaval
A solicitação, válida para os períodos do pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval de 2024 |  Foto: Divulgação

Até o dia 31 de janeiro, representantes de entidades públicas e privadas podem solicitar reforço policial em suas festividades de carnaval. A decisão já foi publicada em portaria pela Secretaria de Defesa Social (SDS), definindo prazos e requisitos para que blocos, agremiações e produtores de eventos solicitem policiamento em suas festas.

A solicitação, válida para os períodos do Pré-Carnaval, Carnaval e Pós-Carnaval de 2024, deve ser feita online até 31 de janeiro de 2024, por meio do site https://eventos.sds.pe.gov.br.

Os interessados devem preencher um formulário online disponibilizado no site da SDS. A solicitação gera automaticamente um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), notificando as operativas da SDS para providências.

A Portaria abrange também as solicitações de análise de projetos de segurança e vistorias de estruturas físicas, como trios elétricos e palcos. Esses pedidos devem ser encaminhados ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) pelo site www.bombeiros.pe.gov.br, conforme estabelecido na Portaria.

Os eventos no período pré-carnavalesco (02/01 a 08/02), carnaval (09 a 14/02) e pós-carnaval (15/02 a 03/03) serão avaliados. O reforço de segurança, se aprovado, ocorrerá em horários específicos.

A Portaria classifica os eventos com base no público e no número de trios elétricos, dividindo-os em faixas de grande, médio e pequeno porte. Casos excepcionais serão analisados pelo Grupo de Trabalho Carnaval 2024.

Os responsáveis pelos eventos devem fornecer detalhes, incluindo local, estimativa de público, percurso, horários, estruturas físicas, postos médicos, e informações dos responsáveis pelo evento.

Prioridades

A SDS avaliará os pedidos em ordem cronológica, considerando fatores como histórico do evento, concentração de público, gratuidade, realização em espaços públicos e índices de ocorrências em anos anteriores. A atuação policial será direcionada apenas a eventos regularizados.

O CBMPE, além de realizar vistorias sob demanda, realizará fiscalizações preventivas em até 24 horas antes dos eventos, avaliando riscos e normas de segurança. Estruturas não aprovadas estarão sujeitas a interdição.

Link para o formulário: https://eventos.sds.pe.gov.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: