Edifício Botanik: Defesa Civil e Bombeiros iniciam vistoria após incêndio no Recife
Equipes sobem 28 andares para avaliar riscos e moradores ainda não podem voltar para casa
Escute essa reportagem
Atualizada às 12h11
A equipe da Defesa Civil do Recife e o Corpo de Bombeiros iniciaram a subida de 23 andares do Edifício Botanik, localizado no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, por volta das 8h desta sexta-feira (29).
O objetivo é realizar uma avaliação minuciosa, andar por andar, para ver quais elementos estão soltos, quais são os riscos e onde é necessária uma maior atuação. O prédio prevê, ao todo, 33 andares, mas as obras ainda não estavam completas.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros isolou um perímetro de cerca de 300 metros ao redor do edifício, que fica na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Real Torre. Nesta tarde, a liberação das ruas começaram a ser feita, permanecendo a interdição apenas na Real da Torre até a atualização desta matéria, às 13h02.
Quem mora dentro deste perímetro, ainda não foi autorizado a voltar para casa, porque algum elemento atingido pelo fogo pode se deslocar, cair ou voar. O trânsito nesta área também foi alterado. Ainda não há um balanço de quantas pessoas precisaram sair de seus imóveis.
Ao G1, o secretário da Defesa Social, Alessandro Carvalho, confirmou não haver vítimas. O incêndio de grandes proporções, que assustou moradores da localidade, atingiu um prédio em construção e as chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros, que recebeu uma mãozinha do céu ontem à noite, em virtude de uma forte chuva que reduziu os estragos na estrutura do edifício.
De acordo com o secretário, as chamas podem ter sido provocadas por um curto-circuito. As labaredas começaram no penúltimo andar e desceu. Até as 6h30, havia focos de incêndio, no momento em que a Defesa Civil chegou ao local. Mas foram debelados.
Fornecimento de energia na localidade foi religado
Por conta do incêndio, o fornecimento de energia elétrica precisou ser interrompido na região por questões de segurança, até a realização da vistoria nesta manhã.
"A Neoenergia Pernambuco informa que, após liberação do Corpo de Bombeiros, promoveu a normalização do fornecimento de energia elétrica nas imediações do edifício em construção que sofreu um incêndio, nesta quinta-feira à noite, no bairro da Torre, no Recife. Apenas o próprio prédio onde ocorreu o acidente permanece desligado", diz nota enviada pela assessoria de imprensa.
Nenhum cliente será prejudicado, diz Construtora Carilho
Por meio de nota, a Construtora Carrilho, responsável pela construção do prédio, informou que “o empreendimento tem seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado”. O texto acrescentou. “Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra pelos órgãos competentes e equipe técnica da construtora para liberação do edifício”.
Por volta de 11h4o, a Construtora Carrilho LTDA deu mais esclarecimentos sobre o incêndio que atingiu um de seus empreendimentos na construção do bairro da Torre. Segundo a empresa, uma de suas equipes técnicas - formada por especialistas em obras e segurança na construção civil participou das vistorias - realizadas pela Defesa Civil do Recife pela manhã.
Segundo a construtora, a obra mantém sua integridade e não existe risco de desabamento ou alguma complicação na estrutura. Ela informou que, na esteira das recomendações feitas pelos órgãos responsáveis, a construtora está retirando as bandejas de proteção dos andares superiores para que a normalidade do entorno seja estabelecida.
“Registra, por oportuno, haver preservado o estado de coisas visando propiciar vistoria pelo Instituto de Criminalística (IC), com a brevidade que o caso reclama, de modo a que restem identificadas as causas do incêndio. A empresa está em contato com seus clientes para sanar quaisquer dúvidas sobre o incidente”, declarou em nota enviada à imprensa
Oficialmente, causa das chamas ainda não foi identificada
Por meio de comunicado oficial, o Governo do Estado informou que o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado por volta das 20h05 da noite da quinta-feira (28), para combater o incêndio. “No total, foram empregados 50 militares do Corpo de Bombeiros, com apoio de 13 viaturas, atuando no combate ao incêndio que foi controlado. Não houve vítimas”.
“Na ocorrência atuou a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado; a Polícia Militar; a Defesa Civil e a Guarda Municipal do Recife, além do Samu. Bombeiros Militares do CBMPE continuam no local monitorando a ação”. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio.
Comentários