E se uma das chaves para desenvolvimento de crianças com autismo estiver nos ossos?
Ortopedia ajuda a melhorar qualidade de vida no que se refere a dificuldades motoras
Escute essa reportagem
No mês dedicado à conscientização sobre o autismo, uma pergunta intrigante surge: e se uma das chaves para o desenvolvimento das crianças com autismo estiver nos ossos?
A resposta pode apresentar resultados promissores. Tradicionalmente focada no sistema musculoesquelético, a ortopedia pode ser uma aliada poderosa no tratamento do autismo, impactando positivamente a qualidade de vida dos pequenos no que se refere à postura, a dificuldades motoras e a desvios da coluna vertebral.
Mais independência para as crianças
A Dra. Zaira Pinto, médica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), destaca a relevância do diagnóstico precoce.
"Muitas crianças com autismo apresentam dificuldades com postura e equilíbrio, impactando suas habilidades motoras. A ortopedia intervém para aprimorar essas habilidades, concedendo maior facilidade e coordenação aos movimentos", explica.
De acordo com Zaira Pinto, a integração sensorial é outro ponto importante que as pessoas com autismo trabalham na ortopedia. Suas sensibilidades sensoriais afetam a capacidade de se mover e interagir com o ambiente.
Com o tratamento, é possível aumentar a participação das crianças em atividades do cotidiano como brincar, se vestir e se alimentar de forma independente.
Para a especialista, alguns problemas ortopédicos, como a má postura, podem levar a complicações de saúde a longo prazo. “O tratamento ortopédico adequado pode ajudar a prevenir essas complicações, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a pessoa com autismo”.
Zaira Pinto diz que o tratamento deve ser parte integrante de um plano abrangente para o autismo, que inclua intervenções comportamentais, educacionais e terapêuticas. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade da pessoa com autismo em todos os aspectos”, conclui.
O tratamento ortopédico pode trazer diversos benefícios, como:
Melhora da postura e do equilíbrio: reduzindo o risco de quedas e lesões.
Desenvolvimento das habilidades motoras: permitindo que a criança participe de atividades físicas e brincadeiras com mais autonomia.
Aumento da autoestima e da confiança: proporcionando maior independência e qualidade de vida.
Comentários