X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dupla pernambucana vence concurso nacional de inovação na categoria Smart Cities

Irmãs criaram rede social para criar, seguir e pesquisar roteiros urbanos e turísticos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dupla pernambucana vence concurso nacional de inovação na categoria Smart Cities
Myllena e Myrela Almeida ganharam viagem para o Vale do Silício, na Califórnia |  Foto: Divulgação

As irmãs Myllena Almeida de Lima (arquiteta pela UFPE, designer e ilustradora) e Myrela Almeida de Lima (aluna do 6° período de Ciências da Computação do Centro Universitário UniFBV Wyden) foram as grandes vencedoras da categoria Smart Cities da 12ª edição do Campus Mobile, programa de inovação que incentiva o empreendedorismo de jovens universitários e recém-formados.

O Campus Mobile, evento realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Claro, da Escola Politécnica da USP e do beOn — hub de inovação da Claro, recebeu 285 projetos e 569 estudantes inscritos nas áreas de Diversidade, Educação, Entretenimento, Green Tech & Agtech, Saúde e Smart Cities.

GUIA TURÍSTICO

O projeto da dupla pernambucana foi o Roteo. Trata-se de uma rede social para criar, seguir e pesquisar roteiros urbanos e turísticos. Na solução criada o usuário consegue explorar roteiros únicos na cidade, segmentados pelos mais diversos filtros. Além disso, desvendar a história de monumentos icônicos da cidade, com o auxílio de inteligência artificial.

“O Campus Mobile foi verdadeiramente um dos melhores momentos das nossas vidas. O networking que fizemos e o conhecimento adquirido foram inestimáveis.”, afirmou Myrela Almeida. “Estamos planejando estabelecer uma sede física para o Roteo e expandir nosso negócio para todo o Brasil, com o objetivo de torná-lo uma rede social amplamente utilizada em todo o mundo.”, destacou a estudante de Ciências da Computação.

Nos encontros realizados na sede da Claro, em São Paulo (SP), e no campus da USP, os mobilianos assistiram a palestras e participaram de dinâmicas com psicólogos, apresentações e conversas com especialistas do mercado de inovação. Oficina de criação de modelos de negócios, mentorias e acompanhamento com os embaixadores do programa — grupo que já participou de outras edições do Campus Mobile e contribui facilitando a aprendizagem dos novos mobilianos — também fizeram parte das atividades.

Com o prêmio, os vencedores irão viajar para São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde irão realizar visita a empresas de tecnologia, além de participar de palestras e workshops. Na última edição, os jovens conheceram a Amazon, a aceleradora Plug and Play do Google, a Universidade Stanford e o Lemann Center.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: