Dia Mundial da Visão: 6 em 10 casos de cegueira podem ser evitados
Doenças que causam deficiências visuais se desenvolvem de forma silenciosa
Escute essa reportagem
Seis entre dez casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse adoção de medidas preventivas, como ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano. O dado foi divulgado neste Dia Mundial da Visão. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo comemorada na segunda quinta-feira do mês de outubro.
O objetivo é conscientizar sobre as causas da cegueira e promover medidas eficazes na prevenção e tratamento de doenças oculares.
Prevenção: um passo importante para a visão saudável
De acordo com o diretor médico do HOPE e presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, Vasco Bravo Filho, a visão é um dos sentidos mais cruciais do corpo humano. Ele enfatiza que a maioria das doenças oculares que levam à cegueira podem ser evitadas através de diagnóstico precoce.
“Devemos sempre ir ao médico oftalmologista, porque se você não cuidar da visão de maneira adequada, com um profissional, você pode ser diagnosticado de maneira muito tardia e aí há limitações de tratamento e mesmo tratando, não conseguir restaurar o que já se perdeu”, falou Vasco Bravo.
Causa e estatística
A OMS aponta que cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de deficiência visual. No Brasil, esse número alcança aproximadamente 207 milhões de pessoas.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as principais causas de cegueira ou baixa visão incluem catarata, erro refrativo não corrigido, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.
Doença silenciosa
Muitas dessas doenças se desenvolvem silenciosamente, sem sintoma inicial. Isso ressalta a importância de exame oftalmológico regular em todas as fases da vida. No caso de crianças, a maioria dos casos de cegueira poderiam ser evitados com teste do olhinho.
Desafio do envelhecimento
O CBO alerta que, como existe um aumento na expectativa de vida população brasileira, pode ocorrer um crescimento de casos de cegueira relacionados à idade. O ideal, portanto, é promover o cuidado ocular.
Hábito para vida com boa visão
O diretor médico do Hospital de Olhos Santa Luzia, Alexandre Dantas, destaca a importância de cuidar da visão por meio de exames oftalmológicos regulares, hábitos saudáveis e prevenção. Ele sugere evitar exposição excessiva a eletrônicos e luz solar para garantir um envelhecimento saudável com qualidade de vida.
“A importância de cuidar da visão envolve a prevenção e/ou diagnóstico precoce das doenças oculares, além de promover conforto e qualidade visual no dia a dia”.
Comentários