Dia Estadual dos Doutores da Alegria marca início do curso Jovens Brincantes
Curso da Escola Doutores da Alegria está oferecendo formação para 18 jovens no Compaz Miguel Arraes
Escute essa reportagem
Nesta quinta-feira (28), Pernambuco comemora o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, instituído pela Assembleia Legislativa do estado desde 2013. É também neste mês de setembro que a associação comemora 20 anos de atuação na capital pernambucana, enveredando por mais um campo de ação: a educação de jovens, uma iniciativa da Escola Doutores da Alegria.
Na última segunda-feira (25), no Compaz Miguel Arraes, na Madalena, aconteceu a aula inaugural do curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria, que está oferecendo formação para 18 jovens do Recife e da Região Metropolitana.
O curso foi estruturado a partir da realidade da economia cultural em Pernambuco dividindo-se em dois eixos: iniciação à palhaçaria e às brincadeiras populares, como cavalo-marinho e caboclinho.
Serão três meses de atividades e os jovens recebem uma bolsa-auxílio para participar do curso. Na aula inaugural, os professores apresentaram a estrutura da formação e dois palhaços do elenco da associação, Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dra. Baju (Juliana de Almeida), fizeram uma intervenção.
Além do curso Jovens Brincantes, a associação Doutores da Alegria continua com o programa de visitas aos hospitais. Em 2022, cerca de 74 mil crianças, acompanhantes e profissionais de saúde foram impactados pelas intervenções dos “besteirologistas” nos hospitais do Recife.
Atualmente, cinco hospitais da capital pernambucana recebem a visita de uma dupla de palhaços duas vezes por semana: Hospital Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape), Hospital da Restauração e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 14 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. No Rio de Janeiro, ainda conta com o projeto Plateias Hospitalares, que mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar os Doutores da Alegria?
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude .
Comentários