Dia Estadual dos Doutores da Alegria marca início do curso Jovens Brincantes
Curso da Escola Doutores da Alegria está oferecendo formação para 18 jovens no Compaz Miguel Arraes

Nesta quinta-feira (28), Pernambuco comemora o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, instituído pela Assembleia Legislativa do estado desde 2013. É também neste mês de setembro que a associação comemora 20 anos de atuação na capital pernambucana, enveredando por mais um campo de ação: a educação de jovens, uma iniciativa da Escola Doutores da Alegria.
Na última segunda-feira (25), no Compaz Miguel Arraes, na Madalena, aconteceu a aula inaugural do curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria, que está oferecendo formação para 18 jovens do Recife e da Região Metropolitana.
O curso foi estruturado a partir da realidade da economia cultural em Pernambuco dividindo-se em dois eixos: iniciação à palhaçaria e às brincadeiras populares, como cavalo-marinho e caboclinho.
Serão três meses de atividades e os jovens recebem uma bolsa-auxílio para participar do curso. Na aula inaugural, os professores apresentaram a estrutura da formação e dois palhaços do elenco da associação, Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dra. Baju (Juliana de Almeida), fizeram uma intervenção.
Além do curso Jovens Brincantes, a associação Doutores da Alegria continua com o programa de visitas aos hospitais. Em 2022, cerca de 74 mil crianças, acompanhantes e profissionais de saúde foram impactados pelas intervenções dos “besteirologistas” nos hospitais do Recife.
Atualmente, cinco hospitais da capital pernambucana recebem a visita de uma dupla de palhaços duas vezes por semana: Hospital Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape), Hospital da Restauração e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 14 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. No Rio de Janeiro, ainda conta com o projeto Plateias Hospitalares, que mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar os Doutores da Alegria?
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude .
Comentários