X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Desabamento no Recife Expo Center deixa cinco feridos e obra paralisada

Estrutura de andaimes cede durante construção, provocando queda de trabalhadores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desabamento no Recife Expo Center deixa cinco feridos e obra paralisada
De acordo com a diretora-executiva do sindicato, Ducilene Moraes, cinco pessoas estavam na plataforma durante o desabamento e outra estava envolvida em um acidente separado |  Foto: Afonso Bezerra/Cortesia

Localizado no Cais de Santa Rita, próximo ao Bairro do Recife e ao Marco Zero, o Recife Expo Center teve parte de sua estrutura desabada por volta das 11h desta terça-feira (9), resultando em cinco pessoas feridas.

Antes do desabamento, o Sindicato dos Trabalhadores de Construção Civil de Pernambuco já havia sido acionado para atender a um funcionário que se acidentou no local, caindo em um poço. No total, seis trabalhadores se feriram no final desta manhã.

Das seis vítimas, uma foi encaminhada ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife; duas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul; e três foram liberadas pela empresa após atendimento.

De acordo com a diretora-executiva do Sindicato Marreta, Ducilene Moraes, cinco pessoas estavam na plataforma durante o desabamento e outra estava envolvida em um acidente separado, tendo caído num poço.

Este último tem 63 anos, e não 70, como havia sido divulgado pelas testemunhas. Ele está internado no Hospital da Restauração e pediu que a unidade de saúde não divulgasse seu estado de saúde.

Por medida preventiva, o sindicato paralisa o canteiro para evitar que outros trabalhadores se acidentem até que seja concluído o laudo pericial. Se estivesse tudo legal, isso não teria ocorrido. Se ocorreu, é porque existe um problema e esse problema tem que ser resolvido para que as pessoas que trabalham aqui tenham o direito de ir e voltar com vida para casa”, afirmou Ducilene Moraes.

Ducilene não soube estimar quanto tempo a obra ficará paralisada e acrescentou que a retomada dependerá do embargo do Ministério do Trabalho. “O sindicato paralisou hoje por medida preventiva”, disse ela, lamentando o ocorrido.

A obra do Recife Expo Center começou em dezembro, conta com 100 funcionários, e tem previsão de inauguração em agosto, com um investimento de R$ 65 milhões.

O desabamento atingiu principalmente a estrutura de andaimes da obra, na parte da frente, fazendo com que alguns trabalhadores caíssem quando o material cedeu.

O Centro de Operações do Recife (COP) informou que o Samu Metropolitano Recife foi acionado às 11h08 desta terça-feira (9) para atender aos feridos do acidente.

Já o diretor da Tecla, Rogério Castro, informou que todos os trabalhadores estavam usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, segundo ele, não há ninguém em estado grave.

“Esse escoramento é feito por uma empresa terceirizada, que passa pelos nossos parâmetros de segurança. Agora, vamos avaliar a estrutura para saber o que vamos poder fazer”, explicou Rogério Castro.

Ainda segundo o diretor, os funcionários acidentados no desabamento apresentam escoriações leves, mas estão bem.

Quanto ao trabalhador envolvido no acidente mais cedo, no poço, ele explicou que se tratou de uma falha individual e não da estrutura, e que o acidentado passa bem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: