Denúncia grave: pacientes dividem espaço com ratos e baratas no HR
Maior centro de emergência do Norte e Nordeste, enfrenta uma situação alarmante, com sujeira e condições desumanas para os acompanhantes
Escute essa reportagem
O Hospital da Restauração (HR), maior centro de emergência do Norte e Nordeste, enfrenta uma situação alarmante. Pacientes e acompanhantes denunciam a presença de ratos e baratas nos corredores e próximos às macas, além de condições precárias de higiene e infraestrutura.
Imagens obtidas pela reportagem mostram um rato circulando entre as macas e o chão visivelmente sujo.
No primeiro dia que eu vim, tinha sangue no chão, muita sujeira. Paciente que não conseguia segurar o alimento, e o alimento caía no chão. O tempo todo que fiquei lá dentro, não vi ninguém passando para limpar", relatou a acompanhante Jéssica Oliveira, gerente de postos de combustíveis.
Do lado de fora do hospital, a situação também é crítica e se repete de governo em governo. Acompanhantes de pacientes dormem em papelões, expostos ao sol e à chuva, sem qualquer estrutura de apoio. Para dar apoio a entes queridos, enfrentam situação semelhante a moradores de rua, alimentando-se e domindo em local inapropriado.
Acompanhante do pai, que veio transferido do Hospital de Arcoverde, Vera Lúcia, está do lado de fora da unidade desde a madrugada desta sexta-feira.
Ela faz elogios à equipe médica, mas protesta pela falta comunicação do hospital sobre a situação dos pacientes com seus acompanhantes. A matéria de Marwyn Barbosa foi exibida no Jornal da Tribuna 2ª Edição, comandado por Eliane Nóbrega.
"Pagamos impostos e não temos o mínimo aqui fora. Não precisa de cama, mas pelo menos cadeiras para o pessoal sentar e mais informações sobre os pacientes", desabafou Vera Lúcia, que se sente humilhada por esperar o pai em um local do lado de fora que não tem sequer bancos.
Apesar das denúncias, o Hospital da Restauração afirmou, em nota, que não recebeu reclamações formais de pacientes ou acompanhantes.
Apesar da filmagem, o hospital destacou que todos os ambientes passam por limpeza e controle de pragas regularmente, realizados por uma empresa especializada.
Por meio de nota, o Governo de Pernambuco informou que investiu R$ 23 milhões em obras de reforma no HR. Até o momento, apenas o sétimo andar foi completamente reformado e está em funcionamento. As obras agora se concentram no sexto e oitavo andares. O hospital não detalhou medidas específicas para resolver o problema da presença de ratos e baratas. A nota divulgada contraria tudo que os pacientes falaram.
Veja a nota na íntegra
“O Hospital da Restauração disse que não recebeu reclamação formal de pacientes ou acompanhantes, mas reforçou que todos os ambientes da instituição passam por limpeza e controle de pragas regularmente por empresa especializada. O HR disse que alojamento para acompanhantes de pacientes da UTI e das aulas vermelha e laranja em sala de recuperação não oferece, nesses casos, esse alojamento, mas as informações sobre os pacientes são repassadas pelo serviço social ou pelo médico na visita à tarde”.
Comentários