Debates e votação de propostas marcam último dia do Encontro Nacional de Ouvidores
Evento, que reuniu magistrados de todo o país no Recife, se encerra nesta sexta (21) com palestras e leitura da Carta do Recife
Escute essa reportagem

O XII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) chega ao último dia nesta sexta-feira (21), com uma programação intensa no Palácio da Justiça, localizado na Praça da República, no Bairro de Santo Antônio, Recife.
Os participantes começaram o dia fazendo uma visita guiada ao prédio histórico do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Em seguida, começaram as palestras sobre transparência, acessibilidade e parcerias institucionais, além da votação de propostas e a leitura da Carta do Recife, que encerrará o evento.
Realizado desde quarta-feira (19), o encontro reuniu magistrados de todo o país para discutir formas de tornar o Judiciário mais acessível e próximo da sociedade, além de celebrar os 10 anos do colegiado.
No comando da Ouvidoria-Geral da Justiça estadual, estão os desembargadores Waldemir Tavares de Albuquerque Filho e Agenor Ferreira de Lima Filho, ouvidor e vice-ouvidor do TJPE.
Para o desembargador Waldemir Filho, sediar o evento em Recife representa um marco para a instituição, reforçando o compromisso com um Judiciário mais acessível e conectado às necessidades da população.
A programação desta sexta começou com a palestra “A importância das parcerias institucionais”, apresentada pelo desembargador-ouvidor do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), Fernando José Armando Ribeiro.
Em seguida, o também ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, abordou o tema “Ouvidoria proativa: transparência, acessibilidade e eficiência”.
No período da tarde, a partir das 14h, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e primeiro ouvidor do TJPE, Og Fernandes, ministrará a última palestra do evento, intitulada “O ato de começar e se renovar”.
O encerramento será marcado pela leitura da Carta do Recife, consolidando os principais debates e diretrizes discutidos ao longo dos três dias do encontro.
Comentários