Cursos gratuitos com 2.100 vagas para jovens do Recife
Idiomas, empreendedorismo, turismo criativo e oficina sobre editais públicos na área de cultura são alguns dos cursos oferecidos
Escute essa reportagem
Com o objetivo de capacitar jovens recifenses e colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional, a Secretaria Executiva de Juventude da Prefeitura do Recife realiza o 3º Abril das Oportunidades. São 2.100 vagas distribuídas em 14 capacitações online e presenciais.
Quem tem idades entre 15 e 29 anos e mora na capital pernambucana poderá usufruir das opções ofertadas em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, tais como cursos de inglês, espanhol, informática, geração de renda, marketing e vendas, turismo criativo e oficina de orientação para acesso a editais públicos de cultura. As inscrições seguem até esta sexta-feira (19) no Go Recife, dentro do aplicativo Conecta Recife, ou através do endereço gorecife.recife.pe.gov.br.
CURSOS
A oficina de turismo criativo, por exemplo, será realizada de forma presencial e em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Cada aluno vai passar a enxergar sua comunidade e territórios como lugares cheios de potencial. Eles também vão criar estratégias e rotas que podem gerar renda futuramente. Serão apresentadas ainda teorias e práticas sobre como transformar o território em fonte de turismo, lazer e renda.
Já na oficina de orientação para acesso a editais públicos na área de cultura, os estudantes vão aprender a elaborar projetos que se encaixem nos editais de financiamento ligados à cultura. A turma, presencial, será introduzida ao Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) para então captar recursos para seus projetos culturais.
Uma das metas da iniciativa é consolidar as estratégias para sensibilização e ressignificação dos projetos de vida dos jovens, com o intuito de fortalecer o protagonismo desse público e contribuir para que desenvolvam habilidades relacionadas ao empreendedorismo. Por meio do desenvolvimento de metodologias e práticas sociopedagógicas, a proposta é viabilizar a compreensão e o acesso a oportunidades, garantindo também os direitos fundamentais.
Comentários