Cumprindo o dever de casa: 58 cidades de Pernambuco com baixa incidência de dengue
Confira os municípios com os menores índices de contaminação por dengue
Escute essa reportagem
Cinquenta e oito cidades de Pernambuco apresentam baixa incidência de arboviroses, o que indica que tanto os moradores quanto os gestores estão fazendo sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue e chikungunya. Entre essas cidades, algumas com grande presença de mangues e rios, como Ipojuca e Sirinhaém, também apresentam números baixos de casos de dengue.
A seguir, estão os 58 municípios, organizados por área de Gerência Regional de Saúde (Geres), que, nesta semana (SE 49), registram baixa incidência de dengue:
I Geres: Abreu e Lima, Glória do Goitá, Ipojuca;
II Geres: Carpina, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa do Itaenga, Paudalho, Vertente do Lério;
III Geres: Água Preta, Catende, Primavera, Ribeirão, Sirinhaém;
IV Geres: Agrestina, Alagoinha, Belo Jardim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cupira, Gravatá, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Caitano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Toritama;
V Geres: Bom Conselho, Calçado, Itaíba, Lajedo;
VI Geres: Arcoverde, Ibimirim, Inajá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Venturosa;
VIII Geres: Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista;
IX Geres: Bodocó, Ouricuri, Parnamirim, Santa Filomena, Trindade;
X Geres: Itapetim;
XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte, Serra Talhada;
XII Geres: Camutanga, Ferreiros.
Este cenário positivo de baixa incidência em 58 municípios traz um alívio diante dos números gerais. De acordo com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses nº 49, publicado nesta quarta-feira (11/12) pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o estado contabilizou 29.850 casos prováveis de dengue até o momento (incluindo casos em investigação e confirmados). Esse número representa um aumento de 293,2% em relação ao mesmo período de 2023.
Até o momento, 12.194 casos de dengue foram confirmados, com 213 considerados graves, e 17 óbitos confirmados (12 por dengue e 5 por chikungunya).
Além disso, 56 óbitos foram descartados como causados por arboviroses, enquanto 25 continuam sob investigação, que é realizada pela Vigilância Epidemiológica local e posteriormente revisada por um comitê técnico.
Além dos dados sobre dengue, o boletim também aponta a situação de outras arboviroses: foram registrados 4.796 casos prováveis de chikungunya, com 1.582 confirmações, e 251 casos prováveis de zika, sem confirmação até o momento.
Quanto à Febre do Oropouche, Pernambuco tem 169 casos confirmados, com o vírus identificado em diversos municípios, como Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ilha de Itamaracá e outros.
Comentários