Coveiro é demitido após uso indevido de ossadas no cemitério de Nazaré da Mata
Caso levanta questões sobre respeito e ética no manejo de restos mortais e gera repercussão na comunidade
Escute essa reportagem
O coveiro Alex Félix, que prestava serviços no cemitério São Sebastião, no município de Nazaré da Mata, foi demitido de seu cargo nesta quarta-feira (30). A informação foi confirmada ao Tribuna Online pela secretária de Comunicação do município, Taciana Nascimento. A gestora destacou que o trabalhador não poderia ter utilizado os restos mortais de entes queridos dos moradores da cidade para fazer brincadeiras.
“Não poderíamos deixar isso passar em branco”, disse a secretária. “Ele já estava para ser demitido antes. A gente já vinha investigando ele por esse e outros problemas, mas não pudemos demitir antes por conta do período eleitoral. A gente não compactua com essas atitudes”, frisou Taciana.
A secretária se referiu ao fato de que o coveiro retirou ossadas do cemitério, filmou-as e começou a narrar detalhes do que via.
O coveiro perdeu o emprego apenas dois dias antes do Dia de Finados. Alex Félix exibia a maior parte dos vídeos na rede social Kwai. A plataforma "permite uma variedade de conteúdos, incluindo aqueles que podem ser considerados politicamente incorretos".. Ele contava com 15 mil seguidores e mostrava sua rotina de trabalho, especialmente no momento de desenterrar ossadas.
A Polícia informou que está ciente dos acontecimentos. No Código Penal Brasileiro, o crime de vilipêndio de cadáver está previsto no artigo 212, que se refere a qualquer ato que desrespeite ou ultraje o corpo de uma pessoa falecida, com pena de 1 a 3 anos de prisão e multa. Em alguns casos, a pena pode ser convertida em alternativa, caso a pessoa não tenha antecedentes criminais. Alex não foi localizado até o fechamento desta notícia.
Exemplos práticos de vilipêndio de cadáver:
- Profanar túmulos ou urnas funerárias.
- Expor o corpo a situações vexatórias ou degradantes.
- Destruir ou mexer nas cinzas de maneira desrespeitosa.
Comentários