X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Compesa fará manutenção no Sistema Adutor do Agreste nesta terça-feira

Para melhorias no serviço, o fornecimento de água será interrompido nos municípios de Caruaru, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus e Sanharó


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Compesa fará manutenção no Sistema Adutor do Agreste nesta terça-feira
Estação Elevatória (sistema de bombeamento) do Sistema Adutor do Agreste |  Foto: Compesa/Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciará, na terça-feira (18), a partir das 7h, uma manutenção programada no Sistema Adutor do Agreste, no trecho que passa por Belo Jardim.

A intervenção tem como objetivo preparar a estrutura para receber um aumento de 400 litros de água por segundo, após a interligação com o Sistema Jucazinho, obra prevista para março.

Para a realização dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de água para localidades de Caruaru, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus e Sanharó que dependem da Adutora do Agreste.

A Adutora do Agreste será responsável por levar a água do rio São Francisco para os 14 municípios atendidos por Jucazinho, cuja barragem enfrenta um estado de pré-colapso devido à seca na região.

Durante a paralisação, a Compesa realizará serviços preventivos e corretivos em suas unidades operacionais.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos às 19h da quarta-feira (19). Após a retomada do funcionamento do sistema, a rede de distribuição deverá estar pressurizada até a noite da quinta-feira (20), garantindo que todas as áreas afetadas voltem a receber água normalmente.

A Compesa reforça que, em sistemas de grande porte como esse, o retorno do abastecimento exige um período de 24 horas, tempo necessário para enchimento das adutoras e reservatórios, além da normalização da distribuição.

Entre as ações programadas estão revisões eletromecânicas nas estações elevatórias, manutenção de válvulas, registros e tubulações ao longo do sistema. Também serão feitas melhorias nas estações de tratamento de água das cidades atendidas.

Já a manutenção corretiva inclui o reparo de um vazamento significativo na Estação Elevatória Ipojuca, localizada em Belo Jardim.

Áreas afetadas:

Belo Jardim: Indústrias, Serra dos Ventos, Maria Cristina, Morada Nobre, Vila da Serra, Viana e Moura da Faculdade, Heliópolis, Vila Bela, Tereza Mendonça, Cohab 2, Cohab 3, Santo Antônio, Floresta, Frei Damião, Bela Vista, Viana e Moura da BR, Vila da Barragem e Bom Conselho.

Sanharó: Esplendor, Nossa Senhora de Fátima, Sítio das Mocas, Marajás, Mulungu, Sítio Caianinha e Santa Clara.

Brejo da Madre de Deus: Barra de Farias/Mandaçaia e Fazenda Nova.

Caruaru: Maurício de Nassau, Universitário, Divinópolis, Santa Rosa, Vassoural (parte baixa), Petrópolis, Alto da Banana, Jardim dos Pinheiros 3, José Liberato, Encanto da Serra, Cidade Alta (parte), Adalgisa Nunes 1 e 2, Pinheirópolis, Rodoviária, Rua Inconfidência, Residencial Alto do Moura, Rua Panamericana, São Francisco, Universitário (parte alta), Polo, Alphaville, HMV, Rua Luar do Jurity, Parque da Cidade 3, Francisco Bandeira, Vila do Aeroporto, Campo Novo de Baixo e Capivara.

Técnicos da Compesa destacam que as manutenções são essenciais para corrigir falhas, reduzir perdas e garantir melhorias no sistema, assegurando a continuidade e a ampliação do abastecimento de água

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: