Compesa agenda paralisação do Sistema Tapacurá e alerta 1 milhão de pessoas
Bairros do Recife, de Jaboatão e de Camaragibe ficarão sem água
Escute essa reportagem
Na próxima quarta-feira, dia 28, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem um cronograma agendado para uma intervenção no Sistema Tapacurá.
A ação, com duração prevista de 24 horas, visa realizar serviços de manutenção preventiva e corretiva, visando a integridade operacional do sistema.
A partir das 7h, uma equipe especializada iniciará os trabalhos, os quais estão programados para serem concluídos às 7h da quinta-feira, dia 29.
Devido à natureza das operações planejadas, o fornecimento de água para diversos bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes, além do município de Camaragibe, precisará ser interrompido durante esse período.
A divulgação antecipada da obra visa preparar 1 milhão de moradores das áreas atingidas, que vão ficar sem água. O ideal é que os moradores dessas localidades armazenem água para o período mencionado. (veja os bairros abaixo)
Entre os serviços prioritários está a resolução de um vazamento em um trecho crítico da Adutora Tapacurá, localizado no Curado IV, Jaboatão dos Guararapes.
O vazamento, identificado há algum tempo, demanda uma atenção imediata devido à sua complexidade. A tubulação afetada possui 1.500 milímetros de diâmetro, tornando a sua reparação uma tarefa de alta complexidade.
O vazamento, embora controlado temporariamente por uma abraçadeira instalada, requer uma intervenção mais substancial. O objetivo é minimizar o impacto no fornecimento de água para a população, é necessário um planejamento meticuloso para a execução das operações.
Este planejamento inclui a coordenação de outras tarefas essenciais, otimizando assim o tempo necessário para a paralisação do sistema.
A importância do planejamento
O Gerente de Produção da Compesa, Euris Santos, destaca a importância do planejamento prévio para garantir que os clientes estejam preparados para o período de suspensão temporária do fornecimento de água.
"Pedimos a compreensão da população para a necessidade dos serviços de manutenção e recomendamos que todos economizem água neste curto período das intervenções", explicou.
Durante a paralisação, os técnicos aproveitarão a oportunidade para substituir equipamentos como válvulas e registros, além de realizar manutenções eletromecânicas nas unidades que compõem o Sistema Tapacurá, responsável por 30% do abastecimento da Região Metropolitana do Recife.
Para Euris, os serviços de manutenção são essenciais para aprimorar a performance operacional dos sistemas de abastecimento de água e devem ser realizados periodicamente.
A expectativa da Compesa é retomar a distribuição de água para as áreas afetadas a partir das 07h da quinta-feira (29). A regularização do abastecimento ocorrerá de forma gradual e conforme o calendário estabelecido.
Euris Santos, gerente da Compesa, adianta que áreas do Recife atendidas pelos Sistemas Pirapama e Tapacurá enfrentarão queda de pressão durante a execução dos trabalhos. "Essas localidades receberão água apenas de Pirapama e, por isso, a vazão distribuída será reduzida (conferir áreas abaixo). Os imóveis com reservatórios podem nem sentir essa queda de vazão", finalizou.
Camaragibe
Todo o município.
Recife
Aflitos;
Alto 13 de Maio;
Alto do Mandú;
Alto Santa Isabel;
Apipucos;
Areias;
Barro;
Boa Vista;
Brasilit;
Caçote;
Casa Amarela;
Casa Forte;
Caxangá;
Cidade Universitária;
Coelhos;
Coqueiral;
Cordeiro;
Curado;
Derby;
Detran;
Dois Irmãos;
Engenho do Meio;
Espinheiro;
Estância;
Graças;
Ilha do Joaneiro;
Ilha do Leite;
Iputinga;
Jardim São Paulo;
Jiquiá;
Macaxeira;
Madalena;
Mangueira;
Monsenhor Fabrício;
Monteiro;
Paissandu;
Parnamirim;
Poço da Panela;
Prado;
Roda de Fogo;
Rosarinho;
San Martin;
Sancho;
Santana;
Santo Amaro;
Sítio dos Pintos;
Sítio São Brás;
Soledade;
Tamarineira;
Tejipió;
Torre;
Torrões;
Totó;
UR-7 (Várzea);
Várzea;
Vasco da Gama;
Zumbi.
Localidades com baixa pressão
Afogados;
Boa Viagem;
Bongi;
Cabanga;
Coque;
Ilha do Retiro;
Ilha Joana Bezerra;
Imbiribeira;
Ipsep;
Mangueira;
Mustardinha;
Santo Antônio;
São José.
Jaboatão
Alto Bartolomeu;
Alto da Bela Vista;
Alto da Colina;
Alto Santa Teresinha;
Alto São Sebastião;
Bulhões;
Cavaleiro;
Centro;
Curado I;
Curado II;
Curado III;
Curado IV;
Curado V;
Engenho Velho;
Floriano;
Manassu;
Muribequinha;
Pacheco.
Padre Roma;
Santana;
Santo Aleixo;
Socorro;
Sucupira;
Vargem Fria;
Vila Rica;
Vista Alegre.
Comentários