Começa nesta sexta-feira calendário emergencial de abastecimento d’água
Segundo a Compesa, medida é necessária porque o estado vem enfrentando um período crítico de escassez de chuva que deve durar até março
Escute essa reportagem
Pernambuco está enfrentando um período difícil de escassez de chuva. Tanto é que 54 dos 172 mananciais do estado estão em nível crítico ou de alerta.
Por esse motivo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começa a implantar, nesta sexta-feira (3), um calendário de abastecimento de caráter emergencial referente ao primeiro trimestre deste ano.
Até agora, o calendário não foi divulgado pela Compesa e poderá ser consultado aqui assim que estiver disponível. O certo é que a população terá menos água nas toneiras e, por isso, deve economizá-la durante este período.
Esta ação surge em meio a um cenário que aflige as autoridades, dado que a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) comunicou que um dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana do Recife está entrando em colapso.
Só para se ter uma ideia, a barragem de Goitá possui 5,5% de sua capacidade. Ademais, as barragens Bita e Utinga estão em pré-colapso, com 13% e 13,8% de sua capacidade, respectivamente.
No que diz respeito aos reservatórios que fornecem água para o Agreste, a barragem de Jucazinho está em colapso, acumulando apenas 6,85% de sua capacidade.
As barragens chegaram a este estado pois, em 2024, Pernambuco passou por um inverno com chuvas abaixo da média e que não foram o suficiente para abastecer.
Neste contexto, está sendo intensificado o fornecimento de caminhões-pipa, com apoio financeiro do Governo Federal e do Governo do Estado. No momento, 502.299 pessoas recebem este tipo de fornecimento de água, nas áreas do Agreste, Sertões e Matas.
Além disso, foram instalados 20 sistemas de abastecimento simplificados nessas áreas do estado, e 300 dessalinizadores foram recuperados ou instalados para atender à demanda de abastecimento de água da população.
Ainda para este ano, está prevista a construção de mais 400 equipamentos, bem como a perfuração de 600 poços.
Comentários