Com meta de 33 mil castrações, Castramóvel chega ao Recife após anúncio em Olinda
Serviço gratuito de castração de cães e gatos começou nesta quinta-feira (19) no Recife; agendamentos são feitos online
Siga o Tribuna Online no Google
Os moradores de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, acordaram com uma estrutura diferente na Rua Almirante Nelson Fernandes. Dois ônibus adaptados, equipados com seis salas de cirurgia cada, deram início oficial aos atendimentos da Política Estadual de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos nesta quinta-feira (19).
O serviço itinerante, que faz parte de um investimento de R$ 20 milhões, segue depois para o município de Camaragibe a partir do dia 10 de março.
Como funciona o agendamento
Para garantir a cirurgia, os tutores precisam realizar o agendamento prévio exclusivamente pelo site go.petsapp.com.br/0CUlws. O programa contempla cães e gatos de todos os portes. Além da castração, os animais recebem a implantação de um microchip para monitoramento, garantindo a segurança e o controle pós-operatório.
Metas do programa
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva da Causa Animal, visa realizar mais de 33 mil castrações gratuitas em todo o Estado.
“Nós estamos falando de um investimento de R$ 20 milhões para viabilizar 33 mil cirurgias contratadas. Essa é uma ação que está alinhada ao trabalho permanente de educação ambiental que realizamos nas escolas estaduais. É assim que formamos uma nova cultura, para que as pessoas entendam que os animais merecem ser cuidados com muito zelo”, destacou a governadora Raquel Lyra durante o lançamento da política, ocorrido recentemente em Olinda.
De acordo com o titular da Semas, Daniel Coelho, a estrutura foi pensada para longo prazo.
“Estamos lançando o maior programa da região Nordeste de controle responsável populacional de cães e gatos. Temos dois ônibus ambulatórios, cada um com seis salas de cirurgia, que vão circular pelo Estado. A expectativa é que em um prazo de 5 anos a gente consiga diminuir o número de animais em situação de rua”, explicou.
Cultura de cuidado
O projeto também foca na saúde pública e no controle de zoonoses. No evento que deu origem à mobilização, o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Dr. Pet, reforçou a importância da ação.
“Esse tipo de política faz toda a diferença no cuidado com os animais. Além de ser um exemplo para o Brasil e para os jovens de uma maneira geral, é uma maneira de cuidar dos animais de forma melhor, porque cada vez mais eles fazem parte da nossa sociedade, trazendo vários benefícios à saúde”, pontuou Rossi.
O programa conta ainda com o apoio parlamentar, como destacou o deputado estadual Antônio Moraes. “Pela primeira vez vamos ter uma política da causa animal. Isso é muito importante, sobretudo pela forma como ela está sendo lançada, envolvendo os jovens, para que a gente incentive essa cultura para preservar e cuidar dos nossos animais”, afirmou.
Comentários