Colisões de veículos contra postes crescem em Pernambuco
Empresa responsável pela distribuição de energia no estado registrou mais de mil ocorrências apenas no primeiro semestre de 2025

Durante todo o primeiro semestre de 2025, Pernambuco registrou 1.024 colisões de veículos em postes, número que significa um aumento de 7,6% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 951 ocorrências.
Os dados foram divulgados pela Neoenergia Pernambuco, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.
Apesar do crescimento dos casos, a distribuidora revelou que apenas 346 ocorrências prejudicaram o fornecimento de energia aos clientes. A alegação da empresa é que houve investimentos em “tecnologias que permitem isolamento de trechos da rede elétrica e a recomposição automática do sistema em caso de danos localizados”.
Os números apresentados também mostram o alto número de abalroamentos (impacto que ocorrem envolvendo a parte traseira ou lateral dos veículos) nos municípios de Petrolina (60), Garanhuns(57) e Arcoverde (49). Segundo a Neoenergia, os números reforçam a importância de políticas de prevenção voltadas também para o interior, onde tem ocorrido o crescimento urbano e consequentemente do tráfego.
O comunicado ainda reforça que as colisões com postes causam diversos transtornos, não apenas à rede elétrica, mas também à rotina das pessoas. A substituição dos postes danificados em acidentes, de acordo com a Neoenergia, só podem ocorrer após a liberação da perícia policial.
“Mais do que o impacto no fornecimento de energia, esses acidentes representam um risco direto à vida das pessoas envolvidas e das que circulam pelo local. É fundamental reforçar a direção responsável e o respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência”, destaca Fábio Barros, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.
Além da quebra da estrutura, é comum o rompimento de cabos e danos a outros equipamentos, o que aumenta o tempo de interrupção no fornecimento. Por isso, a orientação é que em casos de colisões onde houver cabos sobre o veículo, as pessoas permaneçam dentro do automóvel sem tocar em partes metálicas e ligue imediatamente para a distribuidora de energia pelo número 116 e também para o Corpo de Bombeiros através do 193.
É Importante registrar, que segundo a empresa, os custos para substituição das estruturas podem ser cobrados dos responsáveis pelos acidentes.
RANKING DE OCORRÊNCIAS DE COLISÕES DE VEÍCULOS EM POSTES EM PERNAMBUCO, ENTRE JANEIRO E AGOSTO DE 2025
RECIFE - 183
PETROLINA - 60
GARANHUNS - 57
ARCOVERDE - 49
JABOATAO DOS GUARARAPES - 46
CARPINA - 43
CARUARU - 38
OURICURI - 36
BELO JARDIM - 34
CABO DE SANTO AGOSTINHO - 33
Comentários