X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 em Pernambuco está em 15,08%

Secretaria Estadual de Saúde reforça necessidade de a população se vacinar após descoberta de nova linhagem do vírus


Imagem ilustrativa da imagem Cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 em Pernambuco está em 15,08%
Vacina bivalente é eficaz contra nova linhagem do vírus |  Foto: Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco está alertando a população em relação  a importância da vacinação contra Covid-19, após a confirmação da circulação da variante da ômicron (linhagem JN.1) no Estado, nesta quarta-feira (27). Desde o início de dezembro, a SES-PE recomendou a aplicação de imunização de reforço com a vacina bivalente para pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos com última dose da vacina há mais de 6 meses. Atualmente, a cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 está em 15,08%.

A primeira detecção do genoma pertencente à linhagem JN.1 foi confirmada pelo Instituto Aggeu Magalhães, após análise genômica de amostras positivas para o SARS-CoV-2.Trata-se de uma amostra de um residente do Recife (sexo feminino, 49 anos) coletada no último dia 11 de dezembro.

O Instituto Aggeu Magalhães realizou o processamento de 46 amostras para sequenciamento, dos quais foi possível obter 30 genomas com qualidade. Desses 30 genomas, todos foram identificados como da linhagem e sublinhagens da Ômicron. O total de amostras analisadas são de pessoas provenientes das cidades Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista, Recife e Salgueiro.

FÁCIL TRANSMISSÃO

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a linhagem JN.1 da ômicron é considerada uma “variante de interesse”, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a sua transmissão acentuada, porém esta não representa grande risco à saúde pública. A SES-PE seguirá monitorando o cenário epidemiológico para Covid-19, assim como o acompanhamento da circulação de variantes da doença no território pernambucano, em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães.

A Secretaria destaca ainda que as medidas não-farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras se houver sintomas respiratórios e, se possível, que sejam evitadas aglomerações.

DADOS

Em relação aos dados referentes da Semana Epidemiológica de 17 a 23/12, o número de casos confirmados para Covid-19 foi de 2.468, sendo a taxa de positividade de 26,9%, informou a SES/PE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: