X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Clínica da UNINASSAU oferece castração acessível em campanha de prevenção

A campanha é voltada para cadelas de até 10 kg e oferece um serviço acessível à comunidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Clínica da UNINASSAU oferece castração acessível em campanha de prevenção
A castração, além de ser essencial para o controle populacional, contribui significativamente para a prevenção de diversas doenças, como o câncer de mama em fêmeas |  Foto: Divulgação

O mês de outubro, marcado pela campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a prevenção e combate ao câncer de mama em seres humanos, também tem ganhado força na saúde animal. A preocupação com essa doença se estende agora aos animais de estimação, especialmente cães e gatos, ressaltando a importância da prevenção e dos cuidados.

Com esse objetivo, a Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, está promovendo uma campanha de castração ao longo de todo o mês de outubro. A castração, além de ser essencial para o controle populacional, contribui significativamente para a prevenção de diversas doenças, como o câncer de mama em fêmeas.

Marília Macedo, médica veterinária e responsável técnica pela Clínica-Escola, alerta sobre a necessidade de os tutores ficarem atentos aos sinais da doença.

"Em cadelas e gatas, podem surgir nódulos na cadeia mamária, que muitas vezes crescem rapidamente e apresentam áreas ulceradas. Animais não castrados ou castrados tardiamente têm um risco maior de desenvolver esse tipo de tumor", explica.

A especialista ainda destaca que a doença não se restringe às fêmeas: machos, tanto caninos quanto felinos, também podem ser diagnosticados com câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Marília recomenda que os tutores façam a palpação regular da cadeia mamária dos animais e, ao notar a presença de nódulos ou secreções, busquem atendimento veterinário imediatamente.

A campanha de castração da Clínica-Escola da UNINASSAU é voltada para cadelas de até 10 kg e oferece um serviço acessível à comunidade.

Interessados em realizar a triagem para castração podem agendar pelo WhatsApp, através do número (81) 3413-4617, ou comparecer diretamente à clínica, localizada na Rua Fernando Lopes, s/n, Graças, Recife. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: