Cinema de shopping expulsa jovens fumando maconha durante filme de Bob Marley
No Brasil, é proibido fumar nas salas de exibição de filmes e usar drogas de forma recreativa
Escute essa reportagem
Um grupo de jovens foi revistado e retirado de sala de cinema de shopping localizado em Jaboatão dos Guararapes. Eles estavam fumando maconha na exibição do filme Bob Marley: One Love. Marley era uma ativista da legalização da maconha e influenciou o debate sobre a droga no mundo.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, um dos jovens leva um tapa no ombro de policial militar. A PM foi chamada pelo shopping para tomar providências sobre o assunto. O caso ocorreu no dia 26 de fevereiro.
“Esclarecemos que, após relatos de clientes sobre um grupo de jovens que estavam utilizando substâncias ilícitas na sala do cinema e causando tumulto, a equipe do cinema acionou a Polícia Militar para tomar providências, visando garantir o bem-estar dos clientes. A corporação removeu o grupo da sala e realizou revistas", disse o shopping.
Integrantes da corporação, inclusive, retiraram o grupo da sala. No Brasil, é proibido fumar cigarro em shoppings e usar drogas lícitas e ilícitas.
O uso da maconha no País é regulamentado pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), que proíbe o cultivo, a produção, a comercialização e a posse de drogas consideradas ilícitas, incluindo a maconha.
No entanto, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a posse de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal trata-se de infração de menor potencial. Na prática, no entanto, significa que a posse de maconha para consumo próprio não pode ser punida com prisão, mas ainda é ilegal.
Marley expressou sua posição sobre a maconha em diversas entrevistas e em suas músicas. Ele defendia a legalização da erva e criticava as leis que a proibiam. Muitas de suas canções, como "Legalize It" e "Ganja Gun", abordam o tema da maconha de forma positiva e afirmativa.
Comentários