X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Chuvas preocupam moradores da Mata Sul de PE

Apac divulga avisos de alerta e inundações. Veja também a situação de rios e barragens


Imagem ilustrativa da imagem Chuvas preocupam moradores da Mata Sul de PE
|  Foto: Reprodução / WhatsApp

As fortes chuvas que caíram sobre Pernambuco nesta sexta-feira (7) voltaram a causar preocupações na população, sobretudo nos municípios da Mata Sul do Estado. As cidades de Jaqueira, Belém de Maria, Palmares, Catende e Água Preta foram fortemente impactadas com as águas inundando casas, lojas comerciais e obrigando alguns moradores a deixarem as suas residências. As equipes de Defesa Civil dos municípios estão em estado de alerta.

Segundo o balanço hidrológico divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APC), nas últimas 24 horas a região do estado onde mais choveu foi em São José da Coroa Grande, com 50,21 mm. Em seguida vem a cidade de São Benedito do Sul, com 41,71 mm e Xexéu, onde choveu 38,98 mm. No Recife, apesar da impressão de grande quantidade de chuva, o acumulado das últimas 24 horas é de 18,40 mm.

Segundo o monitoramento de rios e barragens da Apac, a situação no estado nesta sexta-feira foi a seguinte: as barragens de Pirapama e Botafogo estão vertendo (liberando água ) . As duas estruturas são importantes para o abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife. Já as barragens de Tapacurá e Goitá, que atuam no controle de enchentes do Rio Capibaribe estão vertendo, no caso de Tapacurá, e com 50% de capacidade, no caso de Goitá. O mesmo acontece com a barragem de Carpina, com 50% da capacidade.

Em relação aos rios, segundo a Apac, seis estão em cota de inundação, são os  rios Tracunhaém, em Joaquim Nabuco e em Barra de Guabiraba; Rio Panelas, em Belém de Maria; Rio Capibaribe Mirim, em Itambé; Rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão e Rio Jacuípe, em Jacuípe. 

Já os rios que estão em situação de alerta, segundo a Apac, são: Rio Duas Unas, em Jaboatão; Rio Jaboatão, em Moreno; Rio Amaraji, em Amaraji; Rio Capibaribe Mirim, em Timbaúba, Rio Sirigi, em Vicência e Rio Pirangi, em São Benedito do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: