Chuvas preocupam moradores da Mata Sul de PE
Apac divulga avisos de alerta e inundações. Veja também a situação de rios e barragens
Escute essa reportagem
As fortes chuvas que caíram sobre Pernambuco nesta sexta-feira (7) voltaram a causar preocupações na população, sobretudo nos municípios da Mata Sul do Estado. As cidades de Jaqueira, Belém de Maria, Palmares, Catende e Água Preta foram fortemente impactadas com as águas inundando casas, lojas comerciais e obrigando alguns moradores a deixarem as suas residências. As equipes de Defesa Civil dos municípios estão em estado de alerta.
Segundo o balanço hidrológico divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APC), nas últimas 24 horas a região do estado onde mais choveu foi em São José da Coroa Grande, com 50,21 mm. Em seguida vem a cidade de São Benedito do Sul, com 41,71 mm e Xexéu, onde choveu 38,98 mm. No Recife, apesar da impressão de grande quantidade de chuva, o acumulado das últimas 24 horas é de 18,40 mm.
Segundo o monitoramento de rios e barragens da Apac, a situação no estado nesta sexta-feira foi a seguinte: as barragens de Pirapama e Botafogo estão vertendo (liberando água ) . As duas estruturas são importantes para o abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife. Já as barragens de Tapacurá e Goitá, que atuam no controle de enchentes do Rio Capibaribe estão vertendo, no caso de Tapacurá, e com 50% de capacidade, no caso de Goitá. O mesmo acontece com a barragem de Carpina, com 50% da capacidade.
Em relação aos rios, segundo a Apac, seis estão em cota de inundação, são os rios Tracunhaém, em Joaquim Nabuco e em Barra de Guabiraba; Rio Panelas, em Belém de Maria; Rio Capibaribe Mirim, em Itambé; Rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão e Rio Jacuípe, em Jacuípe.
Já os rios que estão em situação de alerta, segundo a Apac, são: Rio Duas Unas, em Jaboatão; Rio Jaboatão, em Moreno; Rio Amaraji, em Amaraji; Rio Capibaribe Mirim, em Timbaúba, Rio Sirigi, em Vicência e Rio Pirangi, em São Benedito do Sul.
Comentários