Chuvas intensas e alagamentos causam transtornos no Recife e Região Metropolitana
Centro de Operações do Recife (COP)) anuncia estágio de atenção na Capital
Escute essa reportagem
O Centro de Operações do Recife (COP) informou que a cidade entrou no Estágio de Atenção às 12h40 deste sábado (20). Isso indica que já foram identificadas algumas ocorrências, há alteração perceptível na rotina urbana e a rotina dos moradores pode ser impactada. As informações foram divulgadas pela Prefeitura do Recife nesta tarde.
Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 44,3 mm na estação pluviométrica do Alto do Mandu. O pico da maré foi às 14h06, com 2,10 metros. A Defesa Civil recebeu 24 chamados desde a meia noite, entre solicitações de vistorias e pedidos pontuais de apoio, todas sem gravidade.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.
Segundo a Prefeitura do Recife, a Ação Inverno 2024 está investindo R$ 314,5 milhões num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. A grande novidade deste ano será o início, até julho, das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió.
As obras contam com intervenções de alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio.
Entre as outras medidas incluídas na Ação Inverno 2024 estão os trabalhos de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.
Mais cedo, pela manhã, a APAC soltou um alerta de estado de Observação para as regiões da Mata Sul e Norte, além do Grande Recife e de Fernando de Noronha. Nas redes sociais, foram divulgados vários vídeos chocantes, com alagamentos no metrô do Recife, na Estação Recife. Além de Casa Amarela, outros bairros como Cidade Universtária, Mustardinha, Bongi e UR-7 tiveram transtornos.
No município de Jaboatão, houve desmoronamento de um muro na Vila Rica, Coab 2. Nestas imediações, formou-se um rio numa ladeira do bairro. A Secretaria de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes informa que, nas últimas 24 horas, o município teve um acumulado de 32,7 milímetros. Foram registrados sete chamados, cinco para reposição de lona, um de barreira e outro de queda de muro. Nenhuma ocorrência de porte.
No bairro do Carmelo, em Camaragibe, as chuvas criaram uma correnteza semelhante a de um pequeno rio, quase cobrindo um carro estacionado. A Avenida Belmino Correia, a principal do município, também ficou alagada, dificultando o trânsito dos veículos.
Comentários