Celebração da Consciência Negra em Porto de Galinhas
Evento acontece nesta segunda-feira (20) com apresentações musicais, danças, capoeira, cinema e cerimônia em homenagem a Zumbi dos Palmares
Escute essa reportagem
Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, sedia a 4ª edição da Celebração da Consciência Negra. Evento acontece nesta segunda-feira (20) em Nossa Sra. do Ó e Porto de Galinhas com apresentações musicais, danças, capoeira, cinema e cerimônia em homenagem a Zumbi dos Palmares.
Este ano, o projeto conta com uma programação que contempla várias atividades culturais e populares do Estado como música, dança e cinema, no município que traz em sua história, traços indeléveis da ancestralidade africana.
Hoje (20), a celebração acontecerá em dois horários. Pela manhã, a partir das 9h30, no Iroko centenário da Praça do Baobá, no município de Nossa Senhora do Ó, com a participação de estudantes de 4 escolas públicas locai. Após a cerimônia em respeito ao 20 de Novembro e Zumbi dos Palmares com a participação de um historiador local e de povos de terreiros, haverá apresentações culturais com o grupo Mandinga de Capoeira e a Ciranda Porto de Galinhas.
Em Porto de Galinhas, a partir das 18hs, haverá as apresentações dos grupos locais Coco Caetés, Maracatu Okum Jambá, Associação de Capoeira de Porto com participação especial do Patrimônio Vivo de Pernambuco, o Mestre Galo Preto e show do grupo Mestres do Coco, encerrando as festividades.
SERVIÇO:
4ª edição da Celebração da Consciência Negra em Ipojuca
Dias: 20 de novembro de 2023
Local: Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas
SEGUNDA - 20/11 – 9h30 em NOSSA SENHORA DO Ó
LOCAL: Praça do Baobá
Atrações: Mandinga de Capoeira
Cerimônia e Celebração ‘’20 de Novembro - Zumbi dos Palmares’’
Ciranda Porto de Galinhas
SEGUNDA - 20/11 – 18h em PORTO DE GALINHAS
LOCAL: Rua Beijupirá (em frente a Feirinha de Artesanato)
Cocada Cineclube
Grupos Locais: Coco Caetés, Maracatu Okum Jambá, Associação de Capoeira de Porto
Grupos Regionais: Participação especial do Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de PE) e Mestres do Coco Pernambucano.
Comentários