X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campanha cadastra doadores de medula em Pernambuco

Ação é uma parceria entre o Hemope e a Secretaria de Administração do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Campanha cadastra doadores de medula em Pernambuco
|  Foto: Divulgação/Thays Martins

A Secretaria de Administração do Estado e  a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão trabalhando em parceria com  o objetivo de ampliar o número doadores voluntários de medula óssea. A instituição está realizando o cadastro online e no dia 13 de julho haverá a coleta na unidade do Expresso Cidadão Pina, localizada no Shopping RioMar Recife.  Para participar, é preciso realizar o agendamento no site  pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento .

Para o cadastramento, é necessário ter entre 18 e 35 anos e o doador permanece no cadastro até os 60 anos. Para isso, deve apresentar bom estado de saúde e não ter doença impeditiva para doação de medula. 

Mais informações sobre as doenças impeditivas podem ser adquiridas no link: redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/.

Segundo o Hemope, a chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25%. Além do ato de solidariedade, o doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) tem direito a meia-entrada em cinemas, teatros e espetáculos, nos termos da Lei n° 16.724/2019.

Como participar

Os interessados devem seguir alguns passos: realizar o agendamento no site: www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento; apresentar documentação necessária; assistir apresentação explicativa sobre o processo de doação de medula óssea e esclarecer eventuais dúvidas; assinar termo de consentimento e coletar amostra de sangue para exame de tipagem HLA.

Transplante

O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças relacionadas às células do sangue e deficiências no sistema imunológico, como leucemias, linfomas, doenças do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, anemias graves, além de mielodisplasias, doenças do metabolismo e vários tipos de tumores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: