Campanha cadastra doadores de medula em Pernambuco
Ação é uma parceria entre o Hemope e a Secretaria de Administração do Estado
Escute essa reportagem
A Secretaria de Administração do Estado e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão trabalhando em parceria com o objetivo de ampliar o número doadores voluntários de medula óssea. A instituição está realizando o cadastro online e no dia 13 de julho haverá a coleta na unidade do Expresso Cidadão Pina, localizada no Shopping RioMar Recife. Para participar, é preciso realizar o agendamento no site pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento .
Para o cadastramento, é necessário ter entre 18 e 35 anos e o doador permanece no cadastro até os 60 anos. Para isso, deve apresentar bom estado de saúde e não ter doença impeditiva para doação de medula.
Mais informações sobre as doenças impeditivas podem ser adquiridas no link: redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/.
Segundo o Hemope, a chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25%. Além do ato de solidariedade, o doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) tem direito a meia-entrada em cinemas, teatros e espetáculos, nos termos da Lei n° 16.724/2019.
Como participar
Os interessados devem seguir alguns passos: realizar o agendamento no site: www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento; apresentar documentação necessária; assistir apresentação explicativa sobre o processo de doação de medula óssea e esclarecer eventuais dúvidas; assinar termo de consentimento e coletar amostra de sangue para exame de tipagem HLA.
Transplante
O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças relacionadas às células do sangue e deficiências no sistema imunológico, como leucemias, linfomas, doenças do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, anemias graves, além de mielodisplasias, doenças do metabolismo e vários tipos de tumores.
Comentários