Camaragibe oferece anticoncepcional intradérmico gratuitamente
Município da Região Metropolitana do Recife é o primeiro do estado a oferecer o método contraceptivo na rede pública de saúde
Escute essa reportagem
A cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, apresentou nesta segunda-feira (17) seu programa gratuito de implantação de anticoncepcional intradérmico na rede municipal de saúde. o município é o primeiro de Pernambuco a oferecer o método contraceptivo na rede pública.
A ação da Prefeitura Municipal, realizada por meio da Secretaria de Saúde, vai ser voltada inicialmente a mulheres em situação de rua e com transtornos mentais, inclusive, atendidas nos centros de assistência psicossocial, conhecidos como Caps.
A implantação do anticoncepcional será realizada na Maternidade Amiga da Família, a partir da demanda das unidades básicas de saúde. A atualização do protocolo de Planejamento Familiar se dá pela disponibilidade do método que é mais eficaz, com risco de falhas menor do que a cirurgia de laqueadura; cerca de 0,05%. O dispositivo contraceptivo reversível tem durabilidade de três anos, de acordo com as condições clínicas de cada paciente, e não há necessidade de retorno ao profissional após colocação.
A apresentação do novo método aos médicos e enfermeiros do município foi comandada pela prefeita Doutora Nadegi, na manhã desta segunda. A gestora municipal destacou a importância de, antes de iniciar o processo, as mulheres realizarem o passo a passo natural do planejamento familiar e reforçou que a decisão pelo método deve atender requisitos pré-estabelecidos.
Comentários