Avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Recife
Às 6h07, o avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou
Escute essa reportagem
Dos 69 brasileiros que foram repatriados ao Brasil, nesta sexta-feira (13), a professora aposentada Marionilda Oliveira, 65 anos, foi uma das cinco que retornou de Israel ao Recife, desembarcando no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na capital pernambucana. Todo o grupo foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio, e pela vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).
Às 6h07, o avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou e chegou ao Brasil depois de passar uma semana no país estrangeiro em guerra. “A volta foi tranquila, com sensação de alívio e alegria”, declarou à Tribuna Online.
Voltando em Paz
Marionilda foi repatriada através da missão “Operação Voltando em Paz”, do Governo Federal, que atua na retirada de brasileiros da área de conflito em Israel. A professora viajou acompanhada do marido, Josenildo Joaquim Silva, também com 65 anos e professor aposentado.
Tensão
Ela disse ter vivido momentos de muita tensão em Israel, mas, como estava em Jerusalém, não sofreu como outros brasileiros. “Ninguém nunca imaginou que isso fosse acontecer”, declarou.
Sirenes
Ela contou ter ficado protegida num hotel local e sentiu a guerra pelos relatos e pelas sirenes tocadas neste espaço, avisando aos hóspedes que se recolhessem ao abrigo. “As sirenes são algo muito estranho para nós, não é do nosso costume. Mas a gente não viu nada, graças a Deus, não presenciamos nada”, declarou.
Atenção
Marionilda lembrou ter viajado numa caravana de 43 pessoas, 31 voltaram primeiro e ela retornou no segundo grupo, em avião da FAB, onde disse ter sido muito bem tratada. “Eles foram muito carinhosos, fomos muito bem assessorados. Não estava nos nossos planos que isso acontecesse, mas, Graças a Deus, acabou. Deu tudo certo”.
Passageiros foram recebidos com um café da manhã
Ministro da Defesa
O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reforçou o compromisso do Governo Federal em repatriar todos os brasileiros atualmente na região. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, mais de 3 mil cidadãos brasileiros se encontram em Israel, com 50 deles na Faixa de Gaza, aguardando o retorno ao Brasil.
José Múcio Monteiro frizou que o Itamaraty mantém comunicação com as nações vizinhas para garantir um transporte seguro a todos os brasileiros que desejam retornar ao país. O ministro salientou que o Governo Federal visa garantir esse processo para todos os cidadãos brasileiros afetados.
Destino final
Segundo o Governo, depois do desembarque no Recife, 64 passageiros seguirão para o destino final, a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com previsão de pouso para as 11h50.
Faixa de Gaza
A Força Aérea Brasileira (FAB) também está atualmente mobilizando recursos para a sua primeira operação de repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza.
Roma
Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) já está pronta para partir no Aeroporto de Roma, aguardando autorização das autoridades egípcias para dar início à missão.
Egito
É importante ressaltar que a aterrissagem está programada para ocorrer no Egito, uma vez que há uma expectativa de que os brasileiros sejam evacuados pelo posto de fronteira de Rafah, que liga a Faixa de Gaza à Península do Sinai, no território egípcio.
500 brasileiros repatriados
Até o momento, cerca de 500 cidadãos brasileiros já foram repatriados do solo israelense por meio de três voos estrategicamente coordenados pelo governo do Brasil, em resposta aos conflitos em andamento entre o grupo político e militar Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e Israel.
Airbus A330
Além disso, outras aeronaves encontram-se em processo de preparação para a evacuação de compatriotas brasileiros. Notavelmente, um avião KC-30 (Airbus A330) decolou de Roma, na Itália, precisamente às 10h18, no horário local (equivalente a 5h18, horário de Brasília), rumo a Tel Aviv, a capital de Israel, onde está localizado o Aeroporto Internacional Ben Gurion.
Comentários