X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Audiência pública da Alepe debate saúde para pessoas com autismo nesta terça (29)

Cerca de 20 entidades e associações que lutam pelos direitos das pessoas com autismo em Pernambuco já confirmaram presença


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Audiência pública da Alepe debate saúde para pessoas com autismo nesta terça (29)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa hoje um dos três maiores problemas de saúde pública do Brasil |  Foto: Divulgação

A Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (29 de abril), uma audiência pública com o tema “Políticas de Saúde para Pessoas com Autismo”. O evento terá início às 9h30, no auditório Sérgio Guerra.

A audiência foi convocada diante da gravidade do tema, já que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é hoje considerado um dos três maiores problemas de saúde pública no Brasil. Em Pernambuco, a demanda reprimida por atendimentos especializados é expressiva.

Durante o encontro, será apresentado o Relatório de Levantamento elaborado em 2021 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que analisou a organização e o funcionamento dos serviços voltados ao atendimento de pessoas com TEA. O estudo aponta que cerca de 45 mil pessoas com autismo aguardam acesso a tratamento multidisciplinar no Estado — um dado inédito e preocupante.

Imagem ilustrativa da imagem Audiência pública da Alepe debate saúde para pessoas com autismo nesta terça (29)
Instalada em fevereiro de 2025 e com caráter permanente, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe é presidida pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV) |  Foto: Divulgação/Jarbas Araújo/Alepe

Instalada em fevereiro de 2025 e com caráter permanente, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe é presidida pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV).

A formação do colegiado é considerada um ganho de fundamental importância para o segmento, porque se tornou um novo canal de debate social e de fiscalização dos direitos da comunidade.

A audiência pública tem como objetivo promover a discussão acerca de um tema urgente e de interesse da coletividade de famílias atípicas que lutam por políticas de saúde.

Cerca de 20 entidades e associações que lutam pelos direitos das pessoas com autismo em Pernambuco já confirmaram presença, assim como representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) e parlamentares..

Serviço:

O que: Audiência pública com o tema Políticas de Saúde para Pessoas com Autismo

Quando: terça-feira, 29 de abril, às 9h30, no auditório Sérgio Guerra (Alepe)

Quem: entidades e associações que representam a comunidade, TCE, OAB, MPPE, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Alepe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: