X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

APAC alerta para fortes chuvas em Pernambuco; veja previsão e áreas de risco

As áreas mais afetadas serão a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e o Agreste pernambucano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem APAC alerta para fortes chuvas em Pernambuco; veja previsão e áreas de risco
A previsão é de pancadas de chuva com intensidade moderada, podendo se intensificar ao longo dos dois dias |  Foto: Leone Iglesias / AT

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuvas intensas em várias regiões do estado entre a noite desta terça-feira (04) e a quarta-feira (05).

O fenômeno é resultado da combinação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um pulso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorecem a formação de nuvens carregadas.

De acordo com a APAC, as áreas mais afetadas serão a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e o Agreste pernambucano. A previsão é de pancadas de chuva com intensidade moderada, podendo se intensificar ao longo dos dois dias.

As autoridades recomendam que a população siga as orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco, como locais sujeitos a alagamentos e deslizamentos de terra.

Ainda segundo a APAC, a situação está sendo monitorada continuamente, e novos avisos poderão ser emitidos conforme a evolução das condições meteorológicas.

A Defesa Civil também reforça que, em caso de emergência, os cidadãos devem acionar os órgãos competentes e buscar locais seguros.

O que são VCAN e ZCIT?

🔹 Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Trata-se de um sistema meteorológico de circulação de ventos que ocorre em altitudes elevadas da atmosfera. Ele forma um movimento circular que pode influenciar o tempo na região, provocando chuvas em determinadas áreas e tempo seco em outras. Quando posicionado de forma favorável, o VCAN intensifica a formação de nuvens carregadas, aumentando as chances de chuva.

🔹 Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): É uma faixa de nuvens que se forma próxima à linha do Equador, onde ventos vindos dos hemisférios Norte e Sul se encontram. Esse encontro gera grande concentração de umidade e favorece a ocorrência de chuvas intensas. Quando há um "pulso" da ZCIT, significa que essa área de instabilidade está mais ativa, intensificando as precipitações em algumas regiões, como o Nordeste do Brasil.

Fique atento às atualizações e siga as recomendações das autoridades para garantir a segurança!

Nas últimas 24h, segundo monitoramento das chuvas acumuladas pela APAC e exibido no site da agência às 16h35, choveu mais em Igarassu, Abreu e Lima e Camaragibe. Há uma hora, por volta das 15h30, as maiores precipitações foram em Goiana e em Olinda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: