X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aluguel de imóveis para o fim de ano: dicas para evitar golpes

Garanta uma locação segura na época que você mais aguarda


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aluguel de imóveis para o fim de ano: dicas para evitar golpes
Todas as regras e normas acordadas entre o locador e o locatário devem estar no contrato, mesmo que a viagem dure apenas um final de semana, diz CEO |  Foto: Divulgação

Com a temporada de fim de ano se aproximando, a procura por casas de veraneio em regiões litorâneas no Nordeste e em Pernambuco está em alta. No entanto, é essencial estar bem informado e tomar precauções para evitar cair em golpes ao alugar um imóvel, garantindo que suas férias não se transformem em uma experiência desagradável.

A CEO da XM2 Soluções Imobiliárias, Sacha Myrna, apresenta seis dicas importantes para evitar fraudes no aluguel de um imóvel para as festas ou férias de fim de ano.

1. Consulte um agente imobiliário confiável
Antes de fechar um contrato de locação, é uma boa ideia consultar um agente imobiliário confiável. Eles podem ajudar a verificar a legitimidade do imóvel e garantir que todas as transações estejam em conformidade com a legislação brasileira.

Certifique-se de que o contrato de locação especifique que se trata de um aluguel de temporada. “O valor da locação deve ser especificado como aluguel de temporada no contrato de locação, na moeda local e, não pode exceder 90 dias para ser considerado temporário pela legislação brasileira”, esclarece a CEO.

2. Desconfie de ofertas muito atraentes
Se o preço do aluguel parecer muito abaixo do valor de mercado naquela região, isso pode ser um sinal de alerta. Faça uma pesquisa em sites confiáveis para ter uma noção do preço médio de aluguéis na área desejada. Golpistas muitas vezes usam preços extremamente baixos para atrair vítimas em potencial.

“Os imóveis falsos podem ser inexistentes ou até podem ter fotos roubadas de ofertas pré-existentes”, declara Sacha.

Imagem ilustrativa da imagem Aluguel de imóveis para o fim de ano: dicas para evitar golpes
"Os golpistas sempre tentarão esconder sua verdadeira identidade", alerta Sacha Myrna. |  Foto: Divulgação

3. Formalize o acordo

Evite acordos informais e garanta que todos os detalhes do aluguel sejam formalizados em contrato. Atualmente, existem vários aplicativos que facilitam o processo de aluguel de casas de temporada. Certifique-se de que o contrato inclua todas as regras, condições e detalhes sobre o imóvel, incluindo taxas de limpeza e serviços adicionais.

“Todas as regras e normas acordadas entre o locador e o locatário devem estar no contrato, mesmo que a viagem dure apenas um final de semana”, completa a CEO.

4. Verifique a identidade do anunciante
Investigue a identidade do anunciante procurando informações em várias plataformas e redes sociais. Solicitar uma chamada de vídeo e capturar a tela durante a conversa pode ajudar a garantir que você está lidando com a pessoa certa.

“Os golpistas sempre tentarão esconder sua verdadeira identidade. Solicitar uma chamada de vídeo e capturar a tela pode ser uma boa estratégia para garantir que esteja lidando com a pessoa certa”, diz ela.

5. Comprove a titularidade da propriedade
Se o anunciante se apresentar como proprietário, peça comprovação de titularidade da propriedade. Se estiver lidando com um intermediário, como uma imobiliária, exija informações sobre a empresa, verifique registros legais e solicite identificação formal do intermediador.

“É primordial solicitar uma comprovação de titularidade da propriedade, como por exemplo: uma conta de luz”, afirma.

6. Cuidado com formas de pagamento
Esteja atento às formas de pagamento solicitadas pelo anunciante. Se eles pedirem que o depósito seja feito em uma conta de terceiros, isso pode ser um sinal de alerta. Muitos golpistas usam nomes falsos e contas de "laranjas" para receber pagamentos.

“Além disso, vale lembrar que a maioria dos anunciantes pedirá o pagamento de uma proporção do aluguel antes do seu contrato. Embora os depósitos antecipados sejam comuns, ele só deve ser realizado depois da assinatura do contrato”.

Para Sacha Myrna, seguindo essas precauções, você poderá desfrutar de suas férias de fim de ano com tranquilidade, evitando golpes e garantindo uma experiência de locação segura e agradável.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: