X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alerta em Pernambuco: vírus oropouche é achado em feto e pode ter causado aborto

Segundo a Secretaria de Saúde estadual, se for confirmado, este seria o primeiro caso registrado no mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alerta em Pernambuco: vírus oropouche é achado em feto e pode ter causado aborto
O vírus Oropouche é transmitido principalmente pela picada de mosquitos. |  Foto: Divulgação

Pernambuco identificou o vírus da febre oropouche em um feto de 30 semanas, levantando preocupações sobre a transmissão desta doença por mosquitos. Até o momento, pelo menos 13 pessoas foram infectadas no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) agora investiga se a infecção contribuiu para o aborto da mãe, o que, se confirmado, seria o primeiro caso registrado mundialmente.

Segundo a SES, a mulher, residente em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do Estado, apresentava sintomas de arboviroses e havia sido diagnosticada anteriormente com dengue e chikungunya.

Ela teve histórico de contato com indivíduos infectados pelo vírus oropouche, embora não tenha sido possível coletar amostras de sangue a tempo para confirmar a presença da doença.

Após o aborto, a secretaria realizou a coleta de material do feto e enviou para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará, renomado centro de estudos em arboviroses. As amostras revelaram, na sexta-feira (6), a presença do vírus oropouche.

A SES continua a investigação com a realização de exames laboratoriais adicionais e um estudo mais aprofundado no município de Rio Formoso.

Este é o primeiro caso de perda gestacional associada ao vírus oropouche descrito na literatura médica, conforme destacado pela SES.

A investigação está sendo conduzida em colaboração com representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Evandro Chagas e autoridades municipais de Rio Formoso.

As amostras coletadas do feto foram enviadas ao Pará, onde, na sexta-feira (6), foi confirmado o diagnóstico de oropouche.

"O caso segue em investigação para a realização de outros exames laboratoriais, além do aprofundamento da investigação de campo no município de Rio Formoso", informou a SES. Até o final de Junho, o estado tinha identificado nove casos de febre ouropoche

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: