‘Alepinha Literária’ é único do Nordeste na final de premiação nacional
Projeto será apresentado na Feira de Case da Redes Wegov, um dos eventos mais relevantes do país sobre inovação no setor público
Escute essa reportagem

O projeto Alepinha Literária, uma coleção de livros infantis desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi escolhido para participar da 14ª Feira de Cases da Redes Wegov, um dos eventos mais importantes do país voltados à inovação no setor público.
A iniciativa busca apresentar, de forma lúdica, os temas debatidos pelos deputados estaduais e os princípios da cidadania.
Entre os 28 projetos inscritos, 15 foram selecionados para a apresentação, e a Alepe é a única instituição do Nordeste a concorrer à premiação. De acordo com os organizadores da Redes Wegov, os critérios de avaliação priorizaram inovação, impacto e criatividade.
A feira, marcada para o dia 29 de abril, reunirá 15 projetos inovadores criados por órgãos governamentais de diversas regiões do Brasil. A premiação dos destaques ocorrerá no dia seguinte, 30 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina.
Para André Tamura, organizador do evento, as propostas inscritas "revelam que a comunicação pública no Brasil está mais viva do que nunca e têm se reinventado para se conectar melhor com a sociedade”.
Coleção educativa
Em Pernambuco, o ‘Alepinha Literária’ foi idealizado pela jornalista da Alepe e doutora em Comunicação pela UFPE, Carly Falcão. A coletânea, junto com o selo da marca, foi lançada pela Superintendência de Comunicação da Alepe em 2023, durante a Feira Internacional do Livro, em Olinda.
A publicação é ilustrada pela designer Lara Morgado. A primeira edição, intitulada ‘Quem Mora no Palácio Azul”, fala sobre a antiga sede histórica da Assembleia Legislativa e o papel dos deputados.
‘Os Donos do Parquinho’, segunda obra do selo, busca despertar nas crianças a importância de preservar os espaços públicos.
O terceiro livro, cujo título é ‘Cheia de Direito”, é direcionado para combate ao trabalho infantil e foi realizado em parceria com diversas entidades como o Ministério Público Estadual (MPPE), Tribunal da Justiça de PE (TJPE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Movimento Pró-Criança.
De acordo com a jornalista Carly Falcão, ter o ‘Alepinha Literária’ entre os melhores projetos do país mostra como a educação é poderosa.
“A busca contínua pelo conhecimento pode construir um Brasil melhor. Cidadania se constrói desde a infância. A disputa é acirrada, há muitos projetos importantes, mas acredito que o ‘Alepinha Literária’ é forte, educativo e empoderador”, comentou.
Critérios de seleção
O Redes Wegov considera na seleção dos melhores projetos aqueles que têm linguagem simples, campanhas educativas, uso estratégico das redes sociais e iniciativas voltadas à transparência e à participação cidadã.
Instituições como Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Ministérios, Prefeituras e Tribunais participam da premiação. A programação completa do evento e os vídeos dos cases podem ser acessados pelo site oficial da entidade.
Comentários